sexta-feira, 25 de agosto de 2023

Buíque destaca-se no 8º Seminário Gênero e Patrimônio Cultural de Pernambuco

                 O município de Buíque, e sua representatividade feminina, foi um dos destaques no 8º Seminário Gênero e Patrimônio Cultural, que teve como tema “Mulheres, memórias e territorialidade: experiências do patrimônio cultural no campo e na cidade”. O evento aconteceu nos dias 22 de agosto, de forma presencial, no auditório do Centro de Artesanato de Pernambuco - Roberto Lessa, e 23 de agosto, de forma remota através da página do Youtube da Secretaria da Mulher do Estado.

Representando o município estavam a Secretária da Mulher, Santina Oliveira, que relatou as experiências exitosas de Buíque na área de proteção e empoderamento feminino no município; a Mestra Josefa e sua filha, Pamela, dos Quilombolas do Mundo Novo. 

A Mestra Josefa foi uma das representantes de todo o estado na Redonda sobre “Mulheres, Práticas Alimentares e seus Territórios de Saberes”, quando abordou a alimentação quilombola feita em Buíque e que representa a cultura de seu povo. Na mesma roda de conversa estavam representantes do Recife, Paudalho e Carnaubeira da Penha falando de doces, alimentação indígena e bolos de noiva. 

O Seminário é realizado anualmente e está inserido na programação da Semana do Patrimônio, realizada em alusão ao Dia Nacional do Patrimônio Histórico. Em 2023, a Semana do Patrimônio aconteceu no período de 14 a 19 de agosto, com o tema “Memórias do patrimônio cultural: entre legados e futuros”. 

Segundo a Secretária Santina Oliveira, o evento tem como principais objetivos dar visibilidade às suas práticas, territórios, modos de fazer e comprometendo-se em instaurar uma política pública para ações de manutenção; assim como promover o debate entre Poder público, sociedade civil, pesquisadores/as e demais instituições, além de permitir a troca de experiências entre detentoras de práticas culturais tradicionais e populares. 

Presentes ao evento a Secretária da Mulher de Pernambuco, Mariana Melo; Renata Borba, Presidente da FUNDARPE também representando a Secretária de Cultura de Pernambuco Cacau de Paula; Anne Costa, Coordenadora da Escola Paço do Frevo; Lívia Moraes, Técnica e Historiadora do IPHAN-PE; e Suênia Pinto, Doutoranda em Antropologia da UFPE. 

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades

https://www.facebook.com/afolhadascidades/

Nenhum comentário:

Postar um comentário