sexta-feira, 16 de junho de 2023

Mais de 60 crianças aguardam vaga em UTIs infantis em Pernambuco

                 A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que, até a quinta-feira (15), 68 crianças e três bebês permaneceram na fila de espera por uma vaga em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) pediátricas e neonatais em Pernambuco.

Segundo dados da SES, neste ano, foram registrados quase 2 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em pacientes de até 10 anos, com 36 mortes confirmadas.

Desde o início de maio, Pernambuco registra uma alta na ocupação das UTIs pediátricas. De acordo com a Central de Regulação de Leitos, o estado chegou a ter mais de 80 crianças à espera de uma vaga. No dia 1º de junho, 85 estiveram na fila por um leito.

A UPA do Ibura disse que tem enfrentado uma superlotação na pediatria, "que vai além do que estava sendo esperado".

Já o Imip afirmou que, atualmente, possui 64 leitos de UTI pediátrica. Destes, 28 são para atendimento neonatal, e dez foram abertos há 15 dias, em resposta à solicitação da Secretaria de Saúde.

Segundo a instituição, é comum que crianças aguardem vagas de UTI devido ao período de sazonalidade das doenças respiratórias, além de ser referência estadual para várias doenças em crianças e ter uma maternidade de alto risco. Do G1 

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades

https://www.facebook.com/afolhadascidades/

Nenhum comentário:

Postar um comentário