quarta-feira, 14 de junho de 2023

Leite: Noelia revela nomes de empresários presos pela PF em Pernambuco

                A blogueira Noelia Brito revelou os nomes dos empresários presos pela Polícia Federal na manhã de ontem (13) por ordem da 24ª Vara Federal, em Caruaru, envolvidos nos desvios de quase R$ 100 milhões dos recursos do Programa Leite de Todos, entre 2014 e 2020, durante as duas gestões do ex-governador Paulo Câmara, sem partido. Os presos teriam tentado obstruir as investigações.

Os presos são Domingos Sávio Neves, Francisco Garcia Filho, Geraldo Fernandes Lobo Nogueira, José Elias Sarmento Filho, Paolo Avallone e Severino Pereira da Silva.

Uma auditoria do TCE/PE constatou que nada menos que 2/3 de todos os recursos destinados pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário, ao Programa Leite de Todos, entre os anos de 2014 e 2020 foram destinados a uma Cooperativa de fachada, chamada Coopeagri – Cooperativa de Pecuaristas e Agricultores de Itaíba, presidida por Severino da Silva, um dos presos.

De acordo com as investigações, Severino encaminhava quase a totalidade desses recursos, da ordem de R$ 95 milhões, à empresa Natural da Vaca, sediada em Gravatá e que seria a responsável de fato pela execução da parceria investigada. Tanto a cooperativa, quanto a Natural da Vaca teriam o mesmo procurador, uma pessoa de nome Geraldo Nogueira, preso, e que é empregado da Natural da Vaca e sócio de Paolo Avalone, também preso, e que juntamente com Giovana Avalone é sócio da Natural da Vaca e apontado como chefe do esquema.

O programa previa que os fornecedores deveriam ser pequenos produtores rurais, porém, através do uso da cooperativa de fachada, a Natural da Vaca, que é um grande laticínio de Pernambuco, virou o maior fornecedor (quase exclusivo) do Programa. Além disso, constatou-se que o leite que era destinado à merenda escolar e a programas sociais, como o “Mãe Coruja”, era adulterado e de má qualidade. 

Segundo a Receita Federal e a PF, os problemas no programa Leite Para Todos começaram desde 2014. Na época, o governador era João Lyra Neto (PSB), pai da atual governadora do estado, Raquel Lyra (PSDB). Em 2014, o governo tinha a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária comandada por Aldo Santos. Em 2015, com a pose de Paulo Câmara, o secretário responsável pela pasta de agricultura era Nilton Mota Silveira Filho. Em 2019, no início do segundo mandato de Câmara, Dilson Peixoto assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Agrário.

O petista foi substituído por Claudiano Martins Filho, em 2021, em uma pequena reforma administrativa. Ex-deputado estadual, Claudiano Filho nasceu em Águas Belas e cresceu em Itaíba, onde um dos mandados de prisão da Operação Desnatura foi cumprido, na terça. Com informações do RicardoAntunes

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades

https://www.facebook.com/afolhadascidades/

Nenhum comentário:

Postar um comentário