quarta-feira, 29 de março de 2023

FUNDARPE ignora Prefeitura de Garanhuns com relação ao FIG

                       A Presidente da Fundarpe, Renata Borba, esteve em Garanhuns esta semana para conversar com segmentos da sociedade local sobre o Festival de Inverno de julho. Será o primeiro realizado na gestão de Raquel Lyra (PSDB). Segundo o blog do Roberto Almeida apurou, ela conversou com artistas e empresários. Os que fazem a Prefeitura de Garanhuns foram ignorados.

Renata não teve contato com o prefeito Sivaldo Albino, o Secretário de Turismo, Givaldo Calado, ou a Secretária de Cultura, Sandra Albino. Em 30 anos do FIG é a primeira vez que isso acontece. Independente se o prefeito era aliado ou não os governantes sempre tiveram respeito pelas autoridades locais, diz o blogueiro citando os ex-governadores Joaquim Francisco, Miguel Arraes, Jarbas Vasconcelos, Eduardo Campos e Paulo Câmara.

Lembrou que quando o deputado estadual Izaías Régis (PSDB) era prefeito, tratava o governador como adversário político, falava dele nas rádios e se recusou a recebê-lo na cidade mais de uma vez.  Mesmo assim, no período do FIG, a direção da Fundarpe sempre o procurou e seus secretários da área de turismo ou cultura.

Para completar, numa entrevista à Rádio Marano Renata Borba deixou formadores de opinião preocupados. É que pela fala dela as atrações nacionais não serão prioridade. Ela disse que a orientação da governadora Raquel Lyra é priorizar os artistas pernambucanos.

Durante essas três décadas, o Festival sempre foi eclético e plural. Grandes nomes da música popular brasileira passaram pelo palco principal do evento, a exemplo de Gal Costa (o último show dela em Pernambuco foi em Garanhuns), Cássia Eller,  Caetano Veloso, Milton Nascimento, Djavan, Ana Carolina, Martinho da Vila, Maria Rita, Ney Matogrosso, Jorge Vercillo, Zeca Baleiro, Chico César, Reginaldo Rossi, Lenine, Belchior, Zé Ramalho, Dominguinhos, Vanessa da Mata, Skank, Jota Quest, Quinteto Violado, Geraldo Azevedo, Alceu Valença, Zé Ramalho, Fagner, Elba Ramalho, entre outros.

O ano passado foi realizada a 30ª edição do FIG. Muitos consideram que foi a melhor de todas. Até porque o Festival passou de 9 para 17 dias. A presidente da Fundarpe disse na entrevista a Luciano André que o governo está querendo fazer diferente, com algumas mudanças. Em 2022, a Prefeitura de Garanhuns investiu R$ 3 milhões de recursos próprios. 

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades

https://www.facebook.com/afolhadascidades/

Nenhum comentário:

Postar um comentário