quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

Nova decisão judicial garante bônus na nota do Enem para candidatos ao curso de medicina na UFPE

                   Uma nova decisão judicial suspendeu os efeitos de uma liminar que considerou inconstitucional o bônus de até 5% na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para os candidatos ao curso de medicina no Campus Recife da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Para ser beneficiado, é preciso ter feito o ensino médio e morar no estado.

Com a determinação do Tribunal Regional Federal da 5ªRegião (TRF5), o bônus está garantido. Ao pedir o recurso, a UFPE disse que esse benefício seria uma forma de reduzir a evasão escolar, além de suprir a necessidade de formar um número maior de profissionais "conhecedores da realidade do local onde estão inseridos".

A UFPE afirmou, ainda, que a decisão anterior não poderia ser posta em prática, porque cabe ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) o papel de acrescentar o bônus às notas dos alunos.

"Além do que não haveria tempo hábil para a reabertura do sistema, com a inclusão de novo termo de adesão pela UFPE", diz a nova decisão.

Por meio do bônus regional, a UFPE concedia, desde 2020, acréscimo à nota de alunos que cursaram, ao menos, dois terços do ensino médio em Pernambuco.

O objetivo era estimular o acesso aos estudantes que residem e que tenham estudado em escolas regulares e presenciais no estado.

No pedido anterior, que suspendeu o bônus, a Justiça Federal considerou o acréscimo inconstitucional, por "criar distinções ou preferência entre brasileiros". 

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades

https://www.facebook.com/afolhadascidades/

Nenhum comentário:

Postar um comentário