terça-feira, 8 de novembro de 2022

Maternidade no Recife tem surto de Covid-19 e direção reconhece que isolamento 'não é o ideal'

                    O Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam), conhecido como Maternidade da Encruzilhada, na Zona Norte do Recife, está com um surto de Covid-19, segundo a direção da unidade. Nesta terça-feira (8), havia, ao menos, sete bebês e uma mãe com diagnóstico da doença no local, que não dispõe de um isolamento ideal por causa da superlotação.

O centro é referência no atendimento de gestantes de alto risco no estado. Diretora-executiva da maternidade, Benita Spinelli relatou que a unidade foi surpreendida pelo surto e precisou restringir, desde o domingo (6), as visitas para evitar a transmissão da doença.

"A gente tem pedido um apoio incondicional [da regulação de leitos] para dar uma folga para o Cisam, para que a gente possa atender a essa demanda que chegou de uma forma tão inesperada. Conseguimos o mínimo de estruturação interna para isolar, [...] mas ainda não é o ideal", disse Benita.

A gerente da unidade neonatal, Manuela Nóbrega, afirmou que os setores não são adequados para isolar pacientes e que há pessoas com e sem Covid compartilhando o mesmo espaço, por falta de estrutura.

"É um cenário que preocupa muito a gente porque todos os setores de alto risco do hospital estão com pacientes com Covid. [...] A gente tenta deixar os positivos em um local isolado. Porém, não tem banheiro que não seja compartilhado. Tem local superlotado, e a gente não consegue deixar o paciente a dois metros de distância do outro", contou Manuela.

O hospital informou que pediu ao governo do estado para restringir o plantão, ou seja, para que não fossem enviados mais pacientes, a fim de que seja possível fazer o isolamento e diminuir a superlotação da maternidade. Em alguns locais, onde deveria haver 15 leitos, estão mais de 20, segundo os profissionais de saúde.

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades

https://www.facebook.com/afolhadascidades/

Nenhum comentário:

Postar um comentário