domingo, 6 de novembro de 2022

Casos avançam no Recife, e cenário alerta para chance de nova onda

                   No Brasil, o volume de testes positivos para covid-19 tem aumentado em laboratórios privados e nas unidades públicas de saúde que realizam exame para detecção do coronavírus. No Recife, esse salto na positividade também é uma realidade. 

Neste domingo (6), a Prefeitura do Recife montou um espaço, durante o Viva Guararapes (projeto de lazer realizado durante o primeiro domingo do mês no Centro do Recife), para a população realizar teste de covid-19 sem necessidade de agendamento. 

"Em comparação às edições anteriores do Viva Guararapes, a demanda está alta. A positividade também já chama a atenção. De 30 testes (realizados até o meio-dia deste domingo), oito deram positivos para covid-19 (27% de positividade). Fazia tempo que aparecia reagente (resultado que indica presença do coronavírus na amostra analisada)", disse a enfermeira Isabele Cardoso, responsável pelo espaço de testagem no Viva Guararapes. 

Ela conta que, nas últimas duas semanas, aumentou o número de testes reagentes. "Sou coordenadora da Mário Ramos (unidade de saúde municipal em Casa Amarela, Zona Norte da capital), que é só de atendimento para covid. Estou há dois anos cuidando destes testes. Nestas duas últimas semanas, aumentou bastante a procura. Está dando de 45% a 50% de positividade. Ontem (sábado, dia 5), deu 40%. E estava em 0% antes", informou Isabele. 

A enfermeira acrescentou que, no sábado (4), o Centro de Saúde Professor Mário Ramos recebeu 164 pessoas para fazer o teste de covid-19. "Nos sábados anteriores, eram 40 testes realizados no máximo, e raramente eles davam positivo." 

Um levantamento da Secretaria de Saúde do Recife (Sesau), divulgado nesta quinta-feira (3), mostra que a média semanal do índice de positividade para todo o município saltou de 15,5%, na semana de 23 a 29 de outubro, para 25,1% de 30 de outubro até o momento.

"A Sesau do Recife informa que, na semana epidemiológica 43, que foi de 23 a 29 de outubro, foram realizados 1.150 testes para detecção de covid-19 no Recife. Desse total, 178 tiveram resultado positivo, resultando em um índice de positividade de 15,5%. Já na semana epidemiológica 44, que vai de 30 de outubro a 5 de novembro, foram realizados, até o momento, 741 exames. Desse total, 186 foram positivos, deixando o índice de positividade em 25,1%", destaca a nota da Sesau. Do JC

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades

https://www.facebook.com/afolhadascidades/

Nenhum comentário:

Postar um comentário