sábado, 14 de novembro de 2020

Sistema de monitoramento em tempo real é usado para coordenar policiamento nas eleições de Pernambuco

              Nas eleições de 2020, Pernambuco conta com um sistema integrado de segurança para que, em tempo real, o policiamento seja encaminhado para os locais com maior número de ocorrências. De acordo com o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antônio de Pádua, a operação Eleição Pernambuco é a maior já planejada pelas forças de segurança do estado, com mais de 39 mil lançamentos de policiais em todo o estado.

Os agentes de segurança trabalham no esquema de escala e são destacados em turnos, podendo o mesmo agente trabalhar em dois momentos - cada turno de policial é chamado de lançamento.

Toda a operação é monitorada das salas do Centro Integrado de Comando e Controle da SDS, no Centro do Recife; em Caruaru, no Agreste e em Serra Talhada, no Sertão. Também estão sendo utilizados drones e helicópteros para monitorar de forma mais efetiva as ocorrências nas seções de votação.

"Esse ano, nossa novidade é o sistema de operação Eleição Pernambuco, que nos permite identificar, em tempo real, todas as ocorrências do estado e, com isso, nós podemos distribuir melhor nosso efetivo. Por exemplo, se um município está tendo muita ocorrência, nós podemos movimentar o policiamento, para dar maior suporte àquela cidade", afirmou Pádua.

No Centro Integrado de Comando e Controle, mapas de calor são formados com as regiões onde ocorrem mais casos de violência e outras irregularidades. Eles são alimentados pelas denúncias feitas pelos eleitores à polícia por meio do telefone 190 ou mesmo aos policiais que, nas ruas, reportam os casos à SDS.

"Em algumas cidades, onde a disputa está mais aquecida, desde segunda-feira há coronéis da PM fazendo a coordenação das eleições. As denúncias podem ser feitas ao 190 ou ao policiamento que está em campo, que vai informar ao juiz eleitoral ou ao Ministério Público Eleitoral, por exemplo", declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário