Em mais uma sessão agitada, a manhã desta quita-feira (28) não foi das melhores para o ex-presidente da Câmara Municipal de Itaíba, Dr. Chico (PDT), que tentou emplacar projeto de criação de cargos irregular e um pedido de CPI sem fundamento que justificasse sua abertura. Afora isso, ele ainda teve que ouvir um puxão de orelha de um vereador da bancada governista.
Na primeira derrota do dia, Dr. Chico viu ser mantido o veto da prefeita Regina Cunha (PTB) ao projeto de autoria do vereador quando ainda presidia a casa legislativa que previa, de forma irregular segundo a assessoria jurídica, a criação de novos cargos na Câmara de Vereadores. Além de onerar ainda mais o Poder Legislativo que já não tem espaço para tantos funcionários, a proposta foi aprovada no apagar das luzes do mandato de presidente e infrigia a Lei de Responsabilidade Fiscal por ultrapassar os limites de gastos com a folha de pessoal.
No momento mais tenso da sessão, e que marcou a maior derrota do ex-presidente da Câmara, Dr. Chico, a Câmara de Vereadores de Itaíba arquivou por 7 votos a 4 o pedido de CPI que visava travar o governo da prefeita Regina Cunha (PTB)) com base em um relatório preliminar do TCE, que sequer ainda teve a defesa do governo e ainda será julgado. Para os vereadores que rejeitaram o pedido, tal atitude só prejudicaria o município e seu povo, impedindo a vinda de recursos e obras para a população. A derrota desagradou o vereador que não se conteve, mas a decisão do plenário da Câmara de Vereadores é soberana. Em determinados momentos, o parlamentar chegou a discutir com pessoas do público presente.
Em outro momento, o vereador Jacir da Lagoa do Bento (MDB) lamentou que durante o mandato do vereador Dr. Chico à frente da Mesa Diretora da Câmara Municipal, não recebeu nenhum apoio em termos de diárias quando representou os movimentos quilombolas em outras cidades e até em Brasília - DF. Dr. Chico contestou e disse que não liberou porque esses encontros não eram atividades legislativas que, por isso, o vereador não 'merecia'. De pronto, o vereador Jaci retrucou e silenciou o ex-presidente da Câmara ao falar que representou todo o movimento quilombola e o Poder Legislativo de Itaíba nesses encontros e, além disso, conseguiu, através dessa atividade legislativa externa, trazer para Itaíba 03 poços artesianos, recursos para a saúde e um trator que deve chegar nos próximos dias.
"Não sou vereador itaibense da elite, sou vereador dos quilombolas pobres", afirmou Jacir dizendo que fazia jus ao apoio da Câmara nestes encontros. Acabou calando o vereador Dr. Chico.
Para o governo, as decisões da Câmara de Vereadores demonstra maturidade e o sentimento maior de respeito e amor por Itaíba e seu povo. Segundo o secretário de Finanças, Wherbson Alves, "a grande maioria dos vereadores deram exemplo de compromisso com o presente e o futuro de Itaíba, o progresso de nossa terra e nossa gente e, principalmente, respeito a vontade do povo que acredita e aprova a administração da prefeita Regina que vem revolucionando a saúde, educação, assistência social, agricultura, obras e o desenvolvimento de Itaíba", concluiu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário