quinta-feira, 28 de março de 2019

Arcoverde: Representante da Faculdade de Medicina visita rede municipal de saúde


          Anunciada oficialmente em dezembro de 2017 pelo ex-deputado federal Zeca Cavalcanti e o ex-ministro da Educação, Mendonça Filho, a futura Faculdade de Medicina de Arcoverde entra em uma nova fase. Esta semana, a professora Ivone da Silva Duarte, representante da Faculdade São Leopoldo Mandic, mantenedora da nova instituição de ensino na Capital do Sertão, esteve em Arcoverde.

Acompanhada da secretaria municipal de Saúde, Andreia Britto, que atualmente responde a processo de improbidade administrativa apresentado pelo Ministério Público, a representante da faculdade visitou o Hospital Regional Ruy de Barros Correia, a UPA Dia, além de Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e do Hospital Memorial Arcoverde. Pelo visto esqueceram a Policlínica Dr. Paulo Rabello, que deveria funcionar 24h.

A visita técnica teve o objetivo aferir a Rede de Saúde Municipal, que, entre outras exigências, é um referencial para a instalação da Faculdade de Medicina do Sertão, em Arcoverde. No Hospital Regional, foram verificadas as últimas reformas – que estão em fase de conclusão – nos setores de pediatria, lavanderia, desinfecção, refeitório e das salas verde, amarela e vermelha que já estão funcionando.

Além da UPA Dia, a professora destacou o fato do município contar com 22 Unidades Básicas de Saúde da Família, e não 24 como diz a matéria oficial, sendo duas localizadas na zona rural, conforme atesta o portal da própria prefeitura.

A representante também visitou redes de saúde de municípios vizinhos a Arcoverde e encontrou situações positivas e relevantes. Um exemplo foi o hospital de Pesqueira, Dr. Lídio Paraíba, que será parceiro da Faculdade como campo de estágio.

Em depoimento registrado pela página oficial da prefeitura, Ivone Duarte relata que “o município tem, sim, toda condição de vir a ter a faculdade, pois aqui tem dois hospitais e uma policlínica, muito bem equipados, além de vários cursos superiores na área da Saúde, a exemplo de Enfermagem, Psicologia, Fisioterapia. A cidade também é um polo médico regional com profissionais capacitados que poderão em muito contribuir”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário