quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Pedra; MP pediu cautelar para não realização da festa de reis devido salários atrasados, mas justiça derrubou


Festa de Reis 2017 - Divulgação
               Enquanto a propaganda oficial dizia que o prefeito da Pedra, Osório Filho (PSB), estava fazendo a maior Festa de Reis, os servidores municipais do município, ficaram sem ver a cor dos seus salários de dezembro.  A festa pra muitos deles foi de cobradores em suas portas devido ao não recebimento dos seus salários.

Diferente do que foi informado, o fato aconteceu mesmo diante de medida cautelar solicitada pelo Ministério Público de Pernambuco, através da promotoria da Pedra, pedindo o cancelamento da festa. Ainda em 2017, o MP assinou com o prefeito um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) que recomendava e impedia a realização de festas, eventos enquanto servidores ativos e inativos, contratados ou comissionados estivessem com salários atrasados. O Sindicato dos Servidores do município acionou o MP e devido isso os professores teriam recebido seus salários. O sindicato cobra agora os salários dos demais servidores. 

Apesar da cautelar solicitada pelo MP (processo nº 00000001-85.2019.8.17.3100) pedindo o cancelamento da festa devido os salários atrasados, a prefeitura recorreu à justiça e conseguiu derrubar e realizar a festa de Reis sob a alegação de que a sua interrupção seria drástica para o município.

Nas redes sociais muitos servidores reclamaram e cobraram providências, quanto aos salários atrasados.

Segundo a popular Wanessa Cavalcanti, o descaso é um retrato da situação da Pedra aonde diz que “o prefeito só luxando nesse período de festas e os funcionários passando aperto, sem receber seus salários atrasados. Isso é um absurdo!”.

Já outra popular Michelli Souza alerta a população dizendo que “Não podemos nos calar diante dos fatos, temos que aprender levantar voz. Estamos no nosso direito de cobrar satisfação, afinal votamos confiante na mudança, no trabalho, e por mais uma vez ver nossa confiança depositada a um gestor que se fez solidário a trabalhar por sua tão honrada cidade, deixar a mercê e aos caos”.

Para Kátia Magalhães, “a justificativa fica na falta de compromisso com o funcionário” e para o popular Rômulo Burgos “...Uma coisa é fato: o dinheiro sempre existiu, mas a máquina pública não agüenta esse inchaço de cargos comissionados”.

Enquanto servidores viram os recursos chegarem no caixa da prefeitura, mas não em seus bolsos, sofrem sem seus salários, a prefeitura consumiu mais de R$ 300 mil em atrações, levando ao palco principal Luan Douglas e Luan Estilizado e fecha a festa amanhã com Ivo Martins, Dorgival Dantas e Fulô de Mandacaru. Festa pra uns, tristeza para outros.

A representante do Sindicato dos servidores, Valéria Lima, informou que os professores conseguiram receber seus salários após acionarem o Ministério Público e anunciarem uma panfletagem durante a festa. Temendo receber notificação do MP, a prefeitura correu para pagar somente aos professores. Os demais servidores continuam sem data prevista para receber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário