quinta-feira, 20 de julho de 2017

Ministério do Trabalho vai agilizar emissão de carteiras de trabalho no Pajeú

               O superintendente Regional do Ministério Trabalho e Emprego de Pernambuco, Giovane Freitas, participou na manhã desta quinta-feira (19) da IV Reunião Plenária Extraordinária com os prefeitos do Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú – CIMPAJEÚ, realizado na cidade de Afogados da Ingazeira, sob a presidência do prefeito de Flores, Marconi Santana.

Giovane Freitas e sua equipe, através dos servidores, Denize Arruda e Domingos Sávio, dialogaram com os prefeitos, sobre o Acordo de Cooperação Técnica para emissão de Carteira de Trabalho Informatizada. Foi assinada com alguns prefeitos, a parceria SMT-PE/Prefeitura, para emissão de Carteira do Trabalho online.

Em entrevista a Rádio Pajeú AM, Freitas disse que “A ideia é de que a carteira seja emitida na Sala do Trabalhador na prefeitura. A meta é atender os municípios em até dois dias para emissão e no Recife, no mesmo dia”. A confecção das carteiras ocorrerá em Afogados da Ingazeira.

A parte do Ministério é muito rápida. À prefeitura baste um investimento mínimo com o chamado kit CTPS e treinamento. Quanto à Agência do Trabalho em Afogados da Ingazeira a previsão é de que em até 15 dias tudo esteja pronto. Hoje a agencia, na nova sede na Padre Luiz de Góes está atendendo rescisões. Nesse prazo, passará a emitir as novas carteiras.

Na rádio Pajeú AM, Giovani falou que está sendo elaborada uma cartilha de orientação do Ministério para as mudanças com a nova legislação trabalhista. Ele defendeu a reforma, argumentando que faltava segurança jurídica às empresas que pensavam em se instalar no Brasil.