Passado
o auge de maior fluxo de turistas, esse ano bem menor, vários setores do
comércio e serviços avaliam que o São João deste ano foi negativo para os
negócios. Em alguns segmentos, principalmente de vestuário (sapatarias,
confecções) e gastronomia as vendas ficaram bem abaixo de outros anos.
Para
alguns lojistas, a crise econômica fez o dinheiro sumir além da grade de atrações
divulgadas tardiamente e abaixo do esperado, contribuíram para a queda das
vendas.
Já
no setor de serviços, o segmento de restaurantes viu o movimento também ficar
bem abaixo do esperado. Em locais tradicionais, como o Guaiamum Matuto, Ladeira,
Tom Chopin e outros, o movimento não foi dos melhores. Já entre os barraqueiros
instalados na área da Praça do Senadinho, no foco da festa junina, a reclamação
também era a mesma de vendas fracas.
Em entrevista a TV LW, o empresário proprietário do restaurante Crustáceos disse que a prefeitura deveria dar um
maior apoio ao setor como dá a Bodega da Poesia aonde funciona um dos pólos juninos.
Apesar de elogiar a programação, ele cobrou uma descentralização dos eventos
por parte da prefeitura e não focar apenas na Bodega, pois, assim como os
demais, ele gera o emprego e precisaria de mais apoio. Finaliza dizendo que
esse ano foi bom, mas poderia ser melhor.