sexta-feira, 2 de junho de 2017

Arcoverde: Comissão da Câmara vai definir novos bairros e lei para denominação de ruas

           A Comissão Especial de Atualização de Denominação de Logradouros e bairros de Arcoverde, presidida pela vereadora Cybele Roa (PP) e integrada ainda pelas vereadoras Cleriane Medeiros (PRTB) e Zirleide Monteiro (PTB) realizou na noite de ontem, na Câmara de Vereadores, uma reunião preparatória com técnicos da DIRT, Jackson de Oliveira, Igor Siqueira, Dra. Edina Silva e Caio Magalhães. Também presente o assessor jurídico da Casa James Pacheco, Dr. Edmir de Barros.

Em pauta os problemas relacionados com as mudanças de nomes de ruas e bairros da cidade. Na ocasião, a presidente da comissão, Vereadora Cybele Roa expôs que principalmente as empresas estão arcando com prejuízos uma vez que essas alterações implicam em necessidade de alteração de seus atos constitutivos e criam empecilhos com seguradoras, entrega de correspondências e encomendas.

“Tudo foi feito sem critérios, a cidade cresceu e chegamos a um ponto em que as mudanças desordenadas estão gerando transtornos a população. Temos ruas e bairros que são homônimos, fato proibitivo pela lei. Além disso não está sendo considerando o sentimento de pertencimento das pessoas dos bairros”, destacou a Cybele Roa.

Tanto as vereadoras Cleriane, Zirleide e Luíza Margarida fizeram alguns questionamentos a DIRT, que apresentou um mapa com o ordenamento municipal, aprovado no último plano diretor da cidade. De acordo com Cleriane Medeiros, a nomenclatura dos bairros é tipificada por uma lei de 1989 e que não mais reflete a realidade da cidade.

Caio Magalhães, técnico da DIRT, explicou que a Prefeitura já está realizando um estudo para reordenar essa nomenclatura, mas que deverá considerar como delimitador de bairros diversos aspectos, entre eles a geografia natural da localidade, como o Riacho do Mel, barreiras artificiais, a exemplo do eixo da Transnordestina.

No levantamento realizado pela comissão, se constatou que inúmeros loteamentos tiveram seus nomes alterados por lei municipal o que não seria possível, pois uma lei não pode alterar nomes jurídicos de loteamentos. A tendência é que um grande volume de leis que colidem com o plano diretor sejam revogadas.

Parte da desorganização acumulada ao longo do tempo se dá pelo costume do Legislativo funcionar sem que as comissões atuassem e emitissem pareceres jurídicos. Por determinação da presidente DA Casa James Pacheco, a vereadora Célia Almeida (PSB),  todo assunto enviado ao Legislativo, passará pelas comissões para evitar futuros aborrecimentos.

Ficou definido que até o dia 14 de junho a Diretoria de Rendas e Tributos –DIRT, apresentará sugestões de mudanças e delimitações dos bairros da cidade, inclusive com a criação de mais um, por trás da casa de shows O Coliseu. Atualmente existem cadastrados 14 bairros em Arcoverde. A expectativa das vereadoras é apresentar até dia 19 um projeto disciplinando as denominações de ruas e dos bairros da cidade.