quinta-feira, 20 de abril de 2017

Conab não veio pra Itaíba por omissão da prefeitura em 2016

               Prestes a ter de volta o Polo da Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB, após contatos da Prefeita do município, Regina da Saúde (PTB) e do Deputado Federal Zeca Cavalcanti (PTB), foi revelado um ofício que comprova que a não retomada da Conab do município ocorreu por omissão da Prefeitura no ano passado (2016), segundo revela a atual prefeita.

Pelo documento descoberto na prefeitura, um ofício datado de 22 de junho de 2016, encaminhado ao então prefeito Juliano Ferreira Martins (PP), a CONAB solicita a Prefeitura de Itaíba que se posicione sobre a cessão de um galpão para a instalação do Programa de Vendas no Balcão, da companhia, no município, para que a parceria seja formalizada e beneficie os agricultores e produtores rurais de Itaíba e região.

No ofício, assinado pelo então Superintendente substituto da Conab em Pernambuco, João Freire Lima, a companhia elenca uma série de 10 exigências para a implantação do povo no município. Além do galpão, pede apoio administrativo, segurança, equipe para carga e descarga, balança e tudo o que era necessário para o efetivo funcionamento do programa.

No final do ofício, a Conab diz que devido a urgência, solicita que a prefeitura faça a comunicação do interesse em ter o pólo da companhia até o dia 27 de junho de 2016, de forma a garantir a continuidade do programa. A resposta não foi dada a tempo e o resultado é que Itaíba ficou sem o pólo e somente agora, graças ao empenho da atual prefeita, Regina da Saúde (PTB) em contatos com a superintendência regional e com a presidência da companhia em Recife e Brasília, respectivamente, a Conab está para voltar ao município.

A prefeitura já se comprometeu em ceder um galpão, bem como garantir todo o funcionamento do Programa com pessoal, área administrativa e vigilância.