quinta-feira, 16 de março de 2017

Tuparetama reforça rede de saúde com serviço de Neurologia

            Depois de implantar na rede municipal de saúde as especialidades pediátricas, odontológica e clínica, o prefeito de Tuparetama, Sávio Torres (PTB), colocou à disposição da população a especialidade de Neurologia, que ficou a cargo do médico Dr. Renato Grangeiro, que também é responsável pela diretoria Clínica do Hospital Severino Souto de Siqueira de Tuparetama.

Grangeiro colocou à disposição do município equipamentos para a realização do exame de eletroencefalograma de forma gratuita e, mensalmente, realiza 100 atendimentos em três unidades básicas de saúde do município. O neurologista atende 5 vezes no mês sendo 02 no PSF da Vila Bom Jesus, 02 no Posto Sede, José Luciano de Lima e 01 no distrito de Santa Rita, sempre a partir das 14h. São atendidas 25 pessoas por semana.

Formado em medicina pela Faculdade de Medicina de Campina Grande-PB com pós-graduação em neurologia pelo Instituto de Pesquisas Médicas e Científicas (IPEMED) de Salvador-BA, Drº Renato Grangeiro é conhecido em Tuparetama por seu carisma e estava realizando mais de 40 consultas clínicas por semana. Ao falar sobre a necessidade de limitar em 25 consultas por semana, o neurologista ressalta o seguinte: "A especialidade neurológica exige um olhar mais detalhado do médico e requer mais tempo na consulta".

Segundo ele, a dor de cabeça é a doença mais comum nesta área e afeta pessoas de todas as idade. "Entretanto, as mulheres em idade fértil são as mais atingidas", ressaltou. “Esse exame não é de fácil acesso pelo SUS e muito caro para pagar em clínicas particulares, por isso, a população de Tuparetama não teria condições de fazer com recursos próprios”, disse o Drº Renato.

Entre as doenças neurológicas que sempre surgem estão: os distúrbios do sono, o acidente vascular cerebral (AVC), o esquecimento, as convulsões e os problemas no nervo periférico ou muscular.