quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Prefeito de Ribeirão preso por fraude em licitação do lixo

         A Polícia Civil cumpriu, na manhã desta quinta-feira, sete mandados de prisão Preventiva e 11 de busca e apreensão domiciliar expedidos pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco dentro da Operação Terra Arrasada II, em conjunto com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

Três dos alvos dos mandados de prisão são secretários do município de Ribeirão, afastados por decisão judicial e contra Romeu Jacobina de Figueiredo, prefeito da cidade. Todos são suspeitos de envolvimento em crimes de responsabilidade, uso de documento falso, lavagem de dinheiro e crime organizado. Os suspeitos foram investigados pelo MPPE com o suporte do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado.

O prefeito da cidade, Romeu Jacobina de Figueiredo (PR), e mais seis pessoas foram presas. Na ação, realizada em parceria entre Polícia Civil de Pernambuco e Ministério Público, foram apreendidos documentos e seis armas de fogo. O armamento estava em um sítio e numa residência de um dos empresários ligados ao esquema, também preso. Foram apreendidos ainda R$ 17 mil em dinheiro na casa do empresário.

Cerca de 85 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães, participaram dos trabalhos, supervisionados pela Chefia da Polícia Civil, com o suporte da Diretoria de Inteligência (DINTEL) e a Coordenação de Planejamento Operacional (CPO). Os presos e possíveis materiais apreendidos estão sendo encaminhados ao Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri), onde o Procurador de Justiça Ricardo Lapenda e o delegado Nelson Souto falaram esta manhã sobre a operação.