terça-feira, 14 de junho de 2016

Arcoverde: TCE pede alterações na seleção de agentes de endemias e prefeitura omite informação de candidatos

        Se não faltava mais nada para comprovar a desorganização e o descalabro administrativo do atual governo municipal, isso aconteceu no final do mês de maio, sem muita gente saber. A famosa seleção pública para agentes de endemias e agentes comunitários de saúde prevista para acontecer no dia 29 de maio, segundo o Edital de Retificação 004/2016 publicado pela prefeitura em seu próprio site, apenas, não ocorreu. O motivo: orientação do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco para que fossem feitas modificações no edital, conforme foi denunciado no site A Folha das Cidades.

O resultado disso é que candidatos preocupados com o atraso e a falta de informações sobre a prova para os referidos cargos, procuraram a redação da Rádio Itapuama FM para fazer uma denúncia, segundo matéria no site da emissora. Os candidatos inscritos foram feitos de fantoches, sem nenhuma informação.

Segundo eles, a data da prova foi modificada sem que houvesse divulgação de uma nova data, o que levou ao deslocamento de vários candidatos da zona rural e de outros municípios para o local da prova em Arcoverde, na AESA, no último dia 29 de maio. O pior: não teve as provas e os candidatos, sem nenhuma informação, tiveram que retornar para suas casas e arcar com o prejuízo do deslocamento desnecessário. Um total desrespeito.

O grupo de candidatos, formado por cidadãos de Arcoverde e cidades vizinhas, disse que foi até a prefeitura três vezes, mas não foi recebido pela prefeita e por nenhum secretário. Por essa razão procuraram a produção do Notícias Populares da rádio Itapuama para denunciar a situação. Eles querem um posicionamento da prefeitura sobre a nova data da prova ou a devolução do dinheiro da inscrição no concurso.

A rádio entrou em contato com a Secretaria de Administração do município, que não soube informar nada sobre o assunto e nos passou o telefone da Procuradoria, onde também não tinha resposta. Nela, uma pessoa com o nome de André, pediu que a emissora ligasse para a secretária de comunicação do município.

Enfim, segundo matéria da Itapuama FM, a secretária Cristiane Cordeiro informou que a prova foi adiada seguindo orientação do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco e que a nova data ainda não foi definida, mas será divulgada posteriormente, por meio de edital de retificação da Seleção Pública. A secretária informou ainda, que serão abertas inscrições suplementares para o concurso na mesma publicação. Pergunta-se: porque os candidatos não foram informados?

Resumindo: o TCE mandou suspender o concurso para que fossem feitas retificações e corrigidas irregularidades no edital, a prefeitura silenciou e levou dezenas de candidatos a se deslocarem de suas casas para fazerem uma prova que não aconteceria. Um verdadeiro descaso e desrespeito para com os concurseiros, cidadãos e cidadãs, que pagaram para concorrer e foram tratados com desprezo pela administração pública.

Os candidatos prejudicados devem procurar o Ministério Público sediado em Arcoverde, na Av. Cel. Antonio Japiassu, para agir contra os abusos do poder público municipal que faz de uma seleção pública uma verdadeira lambança prejudicando dezenas de candidatos. Embora que, até hoje, mais de 6 meses após a assinatura de TAC entre a Prefeitura e o Ministério Público que obrigava a prefeitura a nomear todos os concursados de 2014, ainda tem candidatos aprovados à espera de serem chamados. Se é para não cumprir, porque se assina?