segunda-feira, 14 de março de 2016

Microcefalia: INSS inicia os mutirões para bebês com microcefalia

Resultado de imagem para famílias de bebês com microcefalia
Famílias de bebês com microcefalia ganharam um aliado na busca pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC), concedido a pessoas que têm a partir de 65 anos ou algum tipo de deficiência e que contam com renda familiar per capita de até um quarto do salário mínimo (R$ 220).

Mutirões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão acelerando as etapas do processo, permitindo que, num mesmo dia, os interessados passem pelos setores administrativos, de assistência social e de perícia médica. Para se ter ideia, no ritmo normal, a espera pelo atendimento inicial pode durar até quatro meses. No Recife, a primeira ação ocorreu no último sábado, em duas agências, beneficiando cerca de cem pessoas. São Luís, Fortaleza e Salvador também receberam a iniciativa. De acordo com o INSS, já está sendo organizado um segundo mutirão, previsto para o próximo sábado.

O benefício concede o valor de um salário mínimo (R$ 880) aos beneficiários. Fará a diferença para a dona de casa Gabriela Alves de Azevedo, de 20 anos, que enfrenta o desafio diário de cuidar de Ana Sofia, de 4 meses, sem emprego ou qualquer outra renda fixa. E as necessidades do bebê com microcefalia só têm aumentado.