O
grupo Máquina de Vendas, detentor das redes varejistas de eletrodomésticos e
eletroeletrônicos Ricardo Eletro, Eletro Shopping e Insinuante confirmou que
unificará as três marcas no mercado brasileiro visando fortalecer a atuação das
empresas. O anúncio marca a nova estratégia do grupo após a volta do empresário
Ricardo Nunes ao comando da Máquina de Vendas.
Nunes
está no Recife hoje para comunicar a medida pessoalmente aos funcionários das
marcas no estado. Em Pernambuco, de acordo com informações dos portais virtuais
das redes varejistas (a companhia não divulgou oficialmente a quantidade de
lojas no Nordeste nem em Pernambuco), as marcas Insinuante e Eletro Shopping
possuem mais de 9 mil empregados distribuídos em 373 lojas. Dessas, 140 são em
Pernambuco: 101 da EletroShopping e 39 da Insinuante. Vale lembrar que as
marcas atuam apenas na Região Nordeste.
Até
o momento, não houve anúncio de demissões ou fechamento de unidades, mas a
direção da empresa está avaliando o desempenho das mesmas. Vale lembrar que
duas lojas no Recife encerraram atividades recentemente; uma no Centro, e outra
em Casa Forte, na Zona Norte da capital pernambucana. De acordo com fontes
ouvidas pelo Diario, não causará surpresa a reestruturação do quadro de
funcionários por meio de demissões, mas essas eventuais demissões e extinção de
unidades não devem ocorrer inicialmente. Ao todo, a marca Ricardo Eletro possui
mais de mil lojas espalhadas em todo o Brasil.
Fontes
do grupo informaram, de forma extra-oficial, que a unificação das marcas estava
prevista desde que Ricardo Nunes voltou ao comando do grupo Máquina de Vendas.
Adiantaram, ainda, que a partir de março as marcas Eletro Shopping e Insinuante
ganharão a bandeira Ricardo Eletro. A mudança de estratégia visa ao
fortalecimento da marca no mercado através de um planejamento de mídia “mais
maciço”. Entretanto, ainda segundo informações extra-oficiais, é possível que
as marcas Eletro Shopping e Insinuante sejam extintas de forma gradual ao longo
dos meses. DP