quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Bandeira Branca...Cadê o Carnaval? Ele tá chegando?


Os adeptos do governo municipal em Arcoverde dizem que “nunca a cidade teve tanto trabalho”. Há de se concordar. Arcoverde já teve duas prefeitas e nenhuma delas conseguiu em tão pouco tempo desfazer tudo o que tenha sido construído em 10 ou 16 anos, dependendo do que se está falando como a representante da atual gestão. Estamos a exatos três dias da maior festividade popular, e que colocou Arcoverde como cidade polo em 2012, mas até agora a prefeitura não deu um pio sobre o Carnaval 2016. Bem que poderia cancelar, afinal a saúde está precisando e o combate ao mosquito Aedes aegypti está sendo sucumbido pela mídia de raras obras. Não se sabe, mas com certeza nesta quarta-feira poderemos saber, afinal, são menos de 72 horas, são mais de 30 blocos de bois, ursos e outros que vem se preparando aguardando o seu momento, são milhares de arcoverdenses que estavam começando a se acostumar com o Carnaval da Praça da Bandeira com grandes shows, então a prefeitura não precisa silenciar para dar o desfecho final e dizer: não vai ter carnaval. Fato que contraria o próprio governo que prometeu em 2015 um Carnaval maior ainda para 2016 (a crise já estava lá), fez um baile municipal e até hoje não disse quanto arrecadou e nem aonde será aplicado o dinheiro, que se elegeu dizendo que iria manter e avançar os grandes eventos, gerando renda, empregos, fortalecendo a cultura e os artistas locais. Caiu o FPM? Mas não caíram os gastos com propaganda que consumiram mais de R$ 1,6 milhão em apenas dois anos e continuam em 2016 a todo vapor; Caiu o FPM, mas não caiu o gasto com alimentação que consumiu quase R$ 300 mil em 2015 com as diversas secretarias; Podemos dizer que “Arcoverde não tem tradição de Carnaval”. Com certeza, mas foram mais de 10 anos para consolidar a marca da Folia dos Bois e colocar a cidade como polo no estado, conquista que está prestes a se perder (Será?). “Não precisamos de Carnaval, mas de Saúde”. Concordamos todos, mas os recursos para a saúde cresceram nos últimos três anos mais de 30% em comparação a 2012. São recursos carimbados, se são bem aplicados, é outra questão. Resumo: Arcoverde entra 2016 com cara dos anos passados, vendo ir embora seus eventos: como a Folia de Momo, o São João já reduzido, a Paixão de Cristo que o SESC já anunciou que não fará este ano, A Burra, que apelou aos amigos para ganhar as ruas e até o boi de Dão, abatido pela chikungunya e depois de 44 anos não desfilou em 2016. Vão-se os eventos, ficam a dengue, a chikungunya e a zika. Esse é o novo tempo, é o tempo de hoje. Mas faltam 3 dias, ainda dá tempo e quem sabe a prefeitura não está preparando uma grande surpresa para os foliões arcoverdenses e anuncia um Carnaval do tamanho que foi prometido nos palanques...“Agente não quer só comida, agente quer comida, diversão e arte” (Titãs)...

DROPS

FUTEBOL – Em Sertânia, a oposição resolveu não dar folga ao prefeito Guga Lins e agora denunciam o abandono do estádio de futebol Odilon Ferreira. Segundo eles, o local encontra-se sujo e cheio de mato, o gramado também foi abandonado e se não fosse as chuvas havia desaparecido por completo por falta de conservação. Há algum tempo, parte do muro caiu, até o momento não consertaram totalmente.

VESTIBULAR – No próximo dia 15 de janeiro começam as aulas da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde, quando vão entrar os novos feras aprovados no último vestibular. Por falar no concurso, passou dezembro, passou o vestibular, já passou as matrículas e até hoje não se viram os cartazes e panfletos do vestibular 2016 da AESA. Apenas alguns outdoors. Não fizeram os flay ou esqueceram de distribuir?

ESTRADA – O popular Jenecy Monteiro denunciou em sua rede social que quem
precisar passar pela estrada que leva aos Pereiros, Henrique Dias e Pinhões não vai poder seguir caminho. É que o Riacho Melancia corta a estrada e até hoje ninguém fez uma passagem molhada no local. Segundo ele, com as chuvas, ninguém vai e ninguém vem. Olha aí as estradas 100% feitas de Arcoverde.

CONCURSO – Setembro passou, outubro e novembro, passou até dezembro e janeiro se foi...Assim cantam os concursados que até hoje não foram chamados pela prefeitura de Arcoverde. Do jeito que vai, o tal TAC do Ministério Público que definia o dia 30 de dezembro de 2015 como prazo final para contratação, vai acabar se tornando um verdadeiro pau de arara pro Juazeiro, sem direito a carona.

ABSURDO – No mesmo tempo em que representa os poderes constituídos, o Secretário Pedro Eurico (Justiça e Direitos Humanos) bate papo com presos do sistema prisional do estado através de celular. Quem disse isso foi o próprio secretário durante audiência na Assembleia Legislativa sobre a fuga de mais de 100 detentos nos últimos dias. O Governo alegou que isso era normal (?). Uma lei proíbe celulares nos presídios. 

DESTAQUE – Depois de visitar as bases, o deputado federal Zeca Cavalcanti (PTB) esteve na noite da segunda e terça-feira no programa Brasil em Debate, na TV Câmara. Em pauta as propostas de convivência com a seca nos estados nordestinos. Projetos aprovados pela comissão presidida pelo deputado arcoverdense Zeca Cavalcanti.

CANDIDATO – Depois de Adauto Nilo (Buíque), mais um blogueiro resolveu entra na disputa por um mandato de vereador na região. Trata-se do radialista e blogueiro Robson Cordeiro, que será candidato no município de Inajá na disputa por uma das 11 vagas existentes na casa legislativa do município. Com apenas 21 anos de idade, o blogueiro está afiliado ao Partido da República - PR, que no município é oposição ao prefeito Leonardo Martins (PSDB). 

PERGUNTA DO DIA: Quanto a prefeitura de Arcoverde arrecadou com o Baile Municipal e pra onde vai o dinheiro?