quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

A cidade acima da política


Pesqueira dá um exemplo de grandeza, democracia e de amor a cidade acima de tudo, mesmo envolvendo políticos de todas as hostes com o grande mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti que fará neste sábado (23). Espera-se mais de 600 voluntários e todos participam: governo e sociedade civil organizada, essa última a grande responsável e coordenadora da ação que tem por objetivo livrar Pesqueira da dengue, chikungunya e zika. Diferente de Arcoverde, quando os mutirões foram para as ruas, os agentes de saúde eram acompanhados de comissionados distribuindo material de propaganda da prefeita em um jornal da cidade. A política falou mais alto que a ação contra o mosquito. Mas mudando de assunto, Arcoverde vive no sábado mais um baile municipal, originalmente criado pelo saudoso Roberto Moraes e fortalecido pela ex-primeira dama Nerianny Cavalcanti. Diferente de outros anos, a expectativa para esse janeiro de 2016 é que a festa não vai bombar: cara demais para as atrações de menos. Bons cantores, mas salgados para o bolso dos arcoverdenses em crise. E finalmente a famosa usina de asfalto voltou a fazer alguma coisa de útil, além de propaganda. Depois de mais de dois meses de ter iniciado, finalmente ela conseguiu concluir uma parte, não toda, avenida Zeferino Galvão ligando com a Praça da Matriz. Falta a outra parte, lá, ligando o receptivo a estação ferroviária até o giradouro do Esporte Clube. Pelo que se sabe, não foram 3 mil metros de asfalto como dizia o material publicitário do jornal. Mas, ela voltou e agora, falta menos de 400 ruas para Arcoverde ser toda pavimentada como prometido.

ZECA – De volta da viagem das férias com a família, o deputado federal Zeca Cavalcanti chega a Arcoverde nesta quinta-feira e vai pra casa, a que ele tem mesmo antes de ter sido prefeito. Tira o dia para atender em seu consultório seguindo sua rotina de médico e as 11h30 participa de uma entrevista no Programa “Notícias Populares” na Rádio Itapuama FM. Vai fazer um balanço de ações e projetos de 2015 e as expectativas para 2016.

TRANQUILIDADE – É como estaria a vida de alguns servidores municipais de Arcoverde. Não é que eles ganharam na loteria e nem se aposentaram. Estão à disposição de outros órgãos, mas alguns vivem mesmo é curtindo a vida, até na Europa. Trabalho que é bom...

ESTOURADOS – As prefeituras da Pedra (68,69), Ibimirim (61,96), Sertânia (58,36) e Tupanatinga (56,27) ultrapassaram o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal no mapa divulgado pelo Tribunal de Contas de Pernambuco referente ao período de janeiro a agosto de 2015. Mas quem está mesmo bombado, pra não dizer estourado, é o prefeito de Custódia, Luiz Carlos (PT) com a Receita Líquida comprometida em 102,97% com a folha de pessoal.

BAILE - Sob a coordenação do colunista Adilson Mendes, que também é assessor da Prefeitura de Arcoverde, e de Osmar Junior, a cidade de Pesqueira, sua terra natal, realiza no próximo dia 30 o 8º Baile Municipal. O tema desse ano é “Cabaré Francês” e na abertura oficial, a Orquestra Universal com participação da Orquestra dos Super-heróis.

LUTA – Depois de muito tempo amadurecendo a ideia, o empresário Elvys Marques está mesmo decidido a lutar por uma vaga na Câmara de Vereadores de Arcoverde. O jovem que já participou da política nos bastidores agora se prepara para colocar o bloco na rua e vestir a roupa de candidato nas eleições de outubro próximo. A meta é no dia 5 de outubro trocar a roupa de candidato pela de vereador eleito. Mais um na luta.

CONFLITO - O Ministério Público de Pernambuco conseguiu na Justiça um mandado de busca e apreensão na fazenda Maracaípe, em Ipojuca, depois que os integrantes da Associação dos Jangadeiros estiveram no MPPE para denunciar ameaças sofridas por meio de arma de fogo. Foram apreendidas uma espingarda calibre 38 e cerca de 50 munições na casa grande da fazenda. O MPPE convocou uma reunião para esta quinta-feira (21), as 9h, na sede da Promotoria de Justiça em Ipojuca para mediar o conflito.

PERGUNTA DO DIA: Pra onde vão os recursos do Baile Municipal de 2016 já que até hoje não se sabe o destino do de 2015?