quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Prefeitos buscam solução para abastecimento no Agreste

           Acompanhando do senador Humberto Costa (PT), um grupo de prefeitos do Agreste do Estado, foi ao Ministério da Integração Nacional para buscar soluções para a crise de abastecimento d’água que assola a região. Entre os pontos discutidos, a realização de ligações emergenciais para reduzir os efeitos da estiagem sobre a vida da população. Presente também o prefeito de Custódia, Sertão, Luiz Carlos (PT).

Com as obras da Adutora do Agreste atrasadas, municípios como Iati, Itaíba, Águas Belas e Tupanatinga têm tido muita dificuldade em garantir o fornecimento d'água de qualidade aos habitantes, dado até mesmo à escassez de carros-pipa, o que tem levado muitos a decretarem estado de emergência.

Para os prefeitos, a perfuração e integração de poços, bem como a interligação por meio de ramais a partir de algumas adutoras e reservatórios já existentes, seriam uma solução emergencial satisfatória até a conclusão de obras maiores, como a própria Adutora do Agreste e o ramal do Agreste, que vai trazer água da Transposição do São Francisco à região.

O Ministério afirmou que recebeu o plano de trabalho contra a estiagem enviado pelo Governo do Estado e, no contexto das discussões nacionais sobre o tema, vai definir até o fim deste mês as ações emergenciais que devem ser adotadas para o Agreste de Pernambuco.