Se
muitos prefeitos e prefeitas omitiam informações como cargos
comissionados, contratados e outras despesas mais das administrações
municipais, agora está tudo desvendado e não é porque modernizaram o portal da
transparência das prefeituras. É que o TCE resolveu mostrar o que os prefeitos
não mostram.
Os
cidadãos pernambucanos contam agora com um novo portal para fiscalizar os
gastos e arrecadações do Governo do Estado e dos municípios. A ferramenta 'Tome
Conta', desenvolvida pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE),
foi lançada nesta quinta-feira (29) e está disponível no site do órgão.
No
portal, são disponibilizados dados do governo e das prefeituras. Será possível
acompanhar as arrecadações com impostos e os gastos com setores como saúde,
educação, segurança e obras, além de licitações e fornecedores, cargos
comissionados e contratados, por exemplo. Ao todo, a ferramenta apresenta dados
de 184 cidades, que podem ser acessados pelo computador ou por dispositivos
móveis, como tablets e smartphones.
Valdecir
Pascoal, presidente do TCE-PE, apontou que o sistema disponibiliza também dados
de qualidade de alguns setores do estado e das cidades. "Tanto em educação
quanto em saúde, há também os indicadores de qualidade, como mortalidade
infantil e indicador do Ideb. A ferramenta é também um acompanhamento
qualitativo da gestão", explicou.
Pascoal
destacou também que os cidadãos podem fazer denúncias através do 'Tome Conta'.
"Ele pode acompanhar as obras e informar o TCE através da ouvidoria",
disse. Quem quiser fazer uma denúncia pode enviar um e-mail para a
ouvidoria ou ligar para o número 0800 081 1027.
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