segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Arcoverde e Movimento negro se despendem de Luizão

        Foi sepultado nesta segunda-feira (12), o presidente da Associação de Resgate da Cultura Afrodescendente – ARCA, Luiz Eloy Luizão. Ele veio a falecer em Serra Talhada, a onde estava internado com complicações hepáticas, após ser transferido do Hospital Regional de Arcoverde por falta de medicamentos.

Luizão, como era mais conhecido, foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores em Arcoverde. Em 1982, na primeira eleição que a legenda disputou em todo o País, Luizão foi candidato a prefeito de Arcoverde, tendo como vitorioso na época o médico Dr. Ruy de Barros Correia Filho, candidato do PDS.

Na eleição seguinte, 1988, o ferrenho petista foi candidato desta vez a vereador, não conseguindo êxito, assim como em 1992. Ainda na vida partidária, comandou o Diretório Acadêmico João XXIII da Faculdade de Formação de Professores de Arcoverde.

Entre 1994 e 1995, fundou a ARCA, tendo como parceiro o também petista Romildo Primo. Juntamente com outro petista na época, o autor deste blog, criou o primeiro jornal que tratava da afro descendência no interior do Estado, o ABIBIMAN, que perdurou por mais de uma década e meia.

Mais afastado da vida político partidária, Luizão, dedicou seu tempo a fazer palestras, eventos e ações que valorizavam o povo negro, além de publicação de livros. Negro, sem plano de saúde, nem condições para fazer um tratamento mais especializado, Luizão foi uma vítima da doença e da discriminação social e econômica que sempre combatia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário