quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Coluna: Prefeitura e a criatividade do século passado


O São Geraldo já descobriu há um bom tempo, mas somente esta semana a prefeitura de Arcoverde conferiu o atestado de ineficiência dos sistemas de saúde, limpeza urbana, manutenção da cidade e realização de obras com a realização do projeto batizado de Prefeitura nos bairros, um velho e batido remendo de governos que não conseguem cumprir suas obrigações e fazer seus serviços funcionarem regularmente. Criado em Arcoverde com esse nome pelo ex-prefeito Julião Guerra, entre 1988 e 1992, em moldes mais consultivos do que de ação direta, o projeto só ganhou essa forma que hoje a atual prefeita copia sem nenhuma criatividade, além do abuso da propaganda, no governo Rosa Barros, no ano de 1999 quando ganhou o nome de projeto Viver Arcoverde. Na época, as Unidades de Saúde da Família mal existiam, o governo pegara uma herança ingrata e uma máquina pública toda sucateada, os serviços de assistência social eram precários e a população não usufruía do famoso Bolsa Família, portanto a carência e a precariedade da máquina pública exigia a realização dos mutirões que percorreram todos os bairros levando documentação e outros serviços. Hoje, em pleno século 21, quando os recursos para saúde são muitos, quando os PSFs existem em todos os bairros, quando a população tem acesso a documentação de forma mais ágil e fácil, o projeto realizado com enorme zuada de carros de som ( e haja dinheiro para pagar essas horas) pela atual prefeita é mera peça de retórica para encobrir as deficiências e falta de capacidade administrativa da gestão em atender diariamente as demanda da população. Busca-se com isso iludir a população, que já não mais tão tola e desinformada como no século passado, com o que pode-se chamar de meia-sola de governo que não consegue emplacar nenhuma marca, nenhuma grande obra. De positivo só uma coisa: pelo menos, por uma semana, em meio a 192 semanas que um prefeito tem para governar (4 anos) , a população do São Geraldo pode admirar algo que nunca ou raramente vê ou viu ao longo de 3 anos: o governo. É tão extraordinário que não faltam fotos para guardar de lembrança e dizer aos netos: o governo existia, olha aqui a prova, ele passou por aqui depois de 3 anos, antes da outra eleição...

DROPS

ADIADA – Ninguém diz nada, ninguém fala nada, nenhuma nota, apenas uma correção em convite e nas notícias obrigatórias nos sites oficiais. Mas o que levou mesmo o PSB a mudar a data da Agenda 40 em Arcoverde. Terá sido a manifestação dos servidores e estudantes que se organiza para receber o governador espiritual de Eduardo? Não sei por que, afinal, tá tudo tão bom, tá igual a Eduardo como diziam nas portas e palanques. Daqui a pouco vão dizer que foi causa da Santa.

MUDANÇA – É lá em Alagoinha, aonde o prefeito Maurílio Almeida, antigo aliado do senador Armando Monteiro, pulou no colo do governo Paulo Câmara e abandonou o PTB que o levou a prefeitura. Doença contagiosa essa. Depois de deixar os Carecas pra trás, o prefeito agora arruma as malas e desemboca no PSB. De olho na prefeitura já prepara sua Batata (Williams) para ser o candidato à sua sucessão. Um mero ajudante de ordem.

NEGÓCIOS – No próximo dia 25 de setembro, será inaugurada as novas instalações da Líder Empresarial, que tem à frente o contabilista Miguelito Júnior. A nova estrutura será apresentada a clientes e autoridades as 19h com missa em ação de graças, descerramento de placa e coquetel. A Líder vai concentrar em um mesmo local serviços de: contabilidade, consultoria, advocacia, engenharia, pesquisas, publicidade e eventos. A Líder hoje atua em várias prefeituras do Sertão pernambucano.

CULTURA – No próximo sábado (19) o Teatro Geraldo Barros no Sesc Arcoverde, recebe pela primeira vez em Arcoverde a terceira edição do projeto CÍRCULO DE LEITURAS que homenageia os 100 anos de Celina Holanda. Mesas de debates sobre literatura, a paixão pela escrita, o processo de criação literária e a presença dos escritores Cícero Belmar, Sidney Rocha, Raimundo de Moraes e Bruno Liberal, alem de exposição literária, leituras dramatizadas e recital com os escritores catalogados vão marcar o evento sob o comando da diretora do SESC, Andrea Marquim.

BARBURIM – É o que tá pra acontecer nas hostes do PSB com a entrada da vereadora Célia Cardoso, que deixa o PR porque não querer apoiar a candidatura de Israel Guerra. Como outros vereadores candidatos não engolem a entrada da veterana no ninho da Pomba vão sugerir a prefeita e ao governador que jogue os nomes pra cima e quem cair de bucho pra cima cai fora. Se tiver menino buchudo ou menina buchuda é melhor se cuidar com o barburim.

POSSE E SECA – O novo diretor da GRE, professor Reginaldo Amorim, apresentou-se a comunidade educacional nesta quarta-feira em solenidade no auditório da Gerência Regional de Educação do Sertão/Moxotó – GRE Arcoverde. Ele assume a função depois da seleção em que ficou no primeiro lugar e após ser diretor da Escola Senador Vitorino Freire (Polivalente). De cara um desafio: há seis meses que alunos, professores e funcionários da escola Monsenhor José Kherly não veem água nas torneiras. O drama é amenizado por dois carros pipa por semana.

PERGUNTA: Qual será a "nova" e "criativa" ação inventada pela prefeitura para sair do imobilismo e melhorar os índices da prefeita?

Nenhum comentário:

Postar um comentário