quarta-feira, 16 de março de 2022

"Deltacron não é ameaça importante porque não tem infectividade como outras variantes", diz médico fundador da Anvisa

                     Os casos de deltacron notificados ao Ministério da Saúde pelos Estados do Amapá e Pará, trazem à tona preocupações e dúvidas sobre o potencial dessa nova variante que combina estruturas genéticas da delta e da ômicron. Ela já foi identificada em países europeus, como França, Holanda e Dinamarca. A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que está ciente dessa nova variante e que, até o momento, não foi identificada severidade maior da infecção causada pela deltacron, mas pesquisas ainda estão em andamento. 

"A deltacron não é uma ameaça importante. E isso não é uma questão de achar. Ela não é uma ameaça importante porque não tem capacidade de infectar como outras variantes que temos em circulação, no Brasil, atualmente", avalia, em entrevista ao JC, o médico sanitarista Gonzalo Vecina Neto, fundador e ex-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Sobre o cenário em que a pandemia se encontra, Vecina frisa que a subvariante da ômicron BA.2 é o que mais requer atenção. "Ela, sim, é de preocupação mais importante do que a deltacron. E temos ainda a circulação da BA.1, que está perdendo força porque fez um estrago grande, com muitos casos. A BA.2 está chegando, vamos ver o que vai acontecer", acrescenta. 

Para o médico sanitarista, a inquietação diz respeito à possibilidade de a variante BA.2 infectar quem já teve a BA.1. "Aparentemente isso é possível sim. Mas não está comprovado. Acredito que estamos no começo do fim da pandemia primeiramente porque a BA.1 infectou quem poderia infectar. Então, os susceptíveis, do ponto de vista da BA.1, estão no fim. Agora, essa questão de quem teve BA.1 pode ter a BA.2 é que será a decisão. Se quem teve a BA.1 está protegido contra a BA.2, não teremos mais muitos casos. Mas, se o contrário for verdadeiro (se houver reinfecção), teremos novamente uma população que terá a doença." 

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades

https://www.facebook.com/afolhadascidades/

Nenhum comentário:

Postar um comentário