segunda-feira, 28 de março de 2022

Caruaru afirma que São João poderá acontecer este ano e que só depende do governo do Estado

                           O vice-presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru, Fúlvio Wagner, falou sobre as possibilidades da realização do São João 2022. Na mesma ocasião, a secretária de Desenvolvimento Econômico da cidade de Campina Grande, Rosália Lucas também falou a festa junina no município e quais as expectativas para este ano.

A entrevista foi dada à Rádio CBN Caruaru na manhã desta segunda-feira (28).

De acordo com Fúlvio Wagner, o cenário atual favorece a realização da festa na Capital do Agreste. "Estamos em um cenário onde realmente o São João em Caruaru possa acontecer nesse ano de 2022. Se você tivesse me perguntado há mais ou menos um mês sobre o São João, se ele iria acontecer com os shows, eu não acredito que ele iria acontecer com shows, e só um mês atrás. Hoje a gente vem acompanhando a diminuição dos casos de Covid, as flexibilizações que o governo está trazendo periodicamente acerca de protocolos de segurança, eu já diria que eu tenho quase certeza que em Pernambuco a gente poderia realizar esse ano um São João com a realização de grandes shows. A gente avançou bastante, e aí a gente começa a sentir esse sentimento de ansiedade na população caruaruense em relação ao São João de Caruaru, que além de movimentar a economia da nossa cidade, traz tanta alegria aí para o coração de todos, e também para aqueles que buscam Caruaru como refúgio durante o período junino para se divertir. Enfim, brincar em uma festa segura, em uma festa bonita, em uma festa repleta de muita cultura popular", afirmou o vice-presidente.

A secretária de Desenvolvimento Econômico de Campina Grande confirmou que Campina Grande terá São João este ano. "Nós teremos sim, o prefeito Bruno Cunha Lima anunciou a data de 10 de junho a 10 de julho. Estaremos lançando a programação completa, estamos fechando com os artistas para lançar no mais tardar daqui a 15 e também a renovação do contrato com a empresa executora da festa e a montagem", disse Rosália Lucas.

Sobre a organização da festa, vice-presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru disse que toda equipe tem se programado desde o ano passado, mas que a realização da festa não depende da prefeitura e sim do Governo do Estado.

"Assim como lá em Campina Grande, também creio que o São João de Caruaru começa quando termina o São João do ano de subsequente, por exemplo, acabou o de 2019 e a gente já começou a pensar 2020, e aí veio a pandemia, a gente começou a pensar no possível São João em 2021, e aí a pandemia persistiu, e aí a gente começou a pensar no São João para 2022 e todo ano é assim, a gente passa praticamente onze meses pensando em como realizar o São João. Como é que vai ser a festa do ano seguinte? O que que deu certo? O que foi que deu errado? O que que a gente precisa corrigir? O que que a gente precisa incrementar? Então em 2021, com a não realização do São João também em 2020, a gente ficou com o radar ligado acompanhando o movimento da pandemia do que é que seria possível ser feito caso São João pudesse acontecer e quais seriam os protocolos de segurança que a gente poderia seguir. Então para esse ano de 2022, para o planejamento desse São João que a gente está torcendo que a gente possa realizar, que não depende da prefeitura de Caruaru, para que aconteça depende do movimento e como a Secretaria de Saúde do Estado vai estar em relação aos protocolos de segurança e quanto ao plano de convivência. Então a gente tem trabalhado bastante, a gente tem pensado em alternativas, a gente tem feito uma festa com base em vários cenários a partir do momento que a gente tem a certeza que a gente vai poder realizar essa festa. A prefeita Raquel Lyra junto com o vice-prefeito Rodrigo Pinheiro vão fazer o anúncio desse evento em relação ao período, mas volto a dizer, tudo isso depende da Secretaria de Saúde do Estado que a gente precisa acompanhar e respeitar o plano de convivência aqui", explicou Fúlvio Wagner.

Rosália Lucas falou que toda equipe já está trabalhando com um plano de segurança contra Covid-19 para receber a festa. "Com certeza nós já estamos aqui com o trabalho junto com o engenheiro sanitarista, junto com o Corpo de Bombeiros também, a Secretaria de Saúde, todo o plano de segurança que vamos ter para receber o turista com total segurança no nosso evento. Mais um exemplo dentro desse planejamento também é que temos que reestruturar layout, ponto de higienização para essa maior fluidez e menor número de comerciantes para que tenha mais espaço para os turistas, ele ter o distanciamento, também um controle maior do nível de pessoas que vão circular no nosso quartel general que é o Parque do Povo aqui em Campina Grande", explicou.

Com relação a uma rivalidade entre os dois municípios e uma máxima que diz que na televisão que "nada se cria, tudo se copia", o vice-presidente e a secretária disseram reconhecer a potência das duas festas. 

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades

https://www.facebook.com/afolhadascidades/

Nenhum comentário:

Postar um comentário