segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Guedes nega descontrole da inflação e afirma que taxa entre 7% a 8% está 'dentro do jogo'

                         O ministro da Economia, Paulo Guedes, negou nesta segunda-feira (23) que a inflação esteja fora de controle no Brasil. Isso porque, segundo Guedes, o mundo inteiro está enfrentando uma alta de preços semelhante. 

O ministro também disse considerar que uma inflação entre 7% e 8% está "dentro do jogo". O acumulado dos últimos 12 meses pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é de 8,99%.

"A inflação sobe um pouco, todo mundo [fala em] 'descontrole'. Não é descontrole, a inflação está subindo no mundo inteiro", afirmou, durante evento virtual promovido pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).

"A inflação americana vai ser 7% neste ano, a nossa ser 7%, 8%, estamos dentro do jogo", completou o ministro.

A inflação brasileira atual sofre forte influência da crise hídrica e dos preços dos combustíveis. No ano, o IPCA – a inflação oficial do país – acumula alta de 4,76%.

Desde março, o índice acumulado em 12 meses tem ficado cada vez mais acima do teto da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) para a inflação deste ano, que é de 5,25%.

O centro da meta de inflação, que em 2021 é de 3,75%, ficou longe dos números reais da economia faz tempo.

O mercado financeiro, segundo o último Boletim Focus, prevê que a inflação vai terminar o ano em 7,11%. Foi a vigésima alta seguida nessa projeção.

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades/

https://www.facebook.com/afolhadascidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário