sexta-feira, 18 de junho de 2021

Covid-19: Buíque realiza mutirão para aplicar segunda dose de idosos e abre Central de Vacinação

                         O sábado (19) promete ser muito movimentado na campanha de vacinação contra a Covid-19 no município de Buíque, Agreste de Pernambuco. É que o município está programando um grande Mutirão de Vacinação para imunizar mais de mil idosos que faltam tomar a segunda dose da vacina da Coronavac/Butantan. Para isso, todas as unidades de saúde vão estar funcionando exclusivamente para isso. O município também abre sábado a Central de Vacinação na Praça de Eventos direcionada a imunização das novas faixas etárias.

Segundo a Secretária de Saúde, Janice Rodrigues, na tarde desta sexta-feira o município vai receber 1.180 doses da Coronavac na sede da VI Geres que serão direcionados para imunizar os idosos dos 60 anos a mais que ainda não tomaram a segunda dose e estão em atraso desde que o Ministério da Saúde atrasou a entrega das vacinas da Coronavac. 

Os idosos que tomaram a 1ª dose do imunizante devem procurar a Unidade Básica de Saúde de sua área, das 08h às 14h, levando o Cartão SUS, CPF, RG e o Cartão de Vacinação da primeira dose. Os idosos que são cobertos pela UBS da Vila do Posto 2 serão imunizados na Escola Municipal Engenheiro Klaysson, devido a grande quantidade de pessoas em atraso com a segunda dose. 

“Estamos já com toda a equipe mobilizada e estimulada para promover um grande mutirão neste sábado, a partir das primeiras horas da manhã, para que possamos zerar o déficit da segunda dose dos idosos. Desde ontem nossos agentes de saúde em cada área já vem convocando essas pessoas e estamos reforçando as equipes para que possamos atingir a meta que é de 1.174 idosos a serem imunizados”. 

Neste sábado (19) a Prefeitura de Buíque também abre a sua Central de Vacinação que será instalada no Pátio de Eventos São Sebastião, palco das grandes festas do município. No local, será montada uma estrutura com toldos e todo o material necessário para realizar a imunização das pessoas de 50 a 59 anos, evitando aglomeração nas unidades de saúde que estarão funcionando exclusivamente neste sábado para zerar a segunda dose dos idosos. 

“Essa Central de Vacinação foi uma sugestão do prefeito Arquimedes Valença de forma a acelerarmos a vacinação no município e irá funcionar a princípio pelos próximos 30 dias de forma a avançarmos nas novas faixas etárias que serão incorporadas ao Plano de Vacinação em Buíque. Ela funcionará de segunda a sábado, das 08h às 14h, desafogando as UBS para poder realizar os demais atendimentos da rede básica de saúde”, afirmou Michelle Novaes, Coordenadora do Programa Nacional de Imunização – PNI em Buíque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário