sexta-feira, 7 de maio de 2021

Polícia diz que operação no Jacarezinho teve 28 mortos

                     A Polícia Civil do Rio de Janeiro informou nesta sexta-feira (7) que a operação quinta-feira no Jacarezinho, Zona Norte do Rio, terminou com 28 mortos - 27 suspeitos mais o inspetor que foi baleado por criminosos.

Até a tarde desta quinta acreditava-se que foram 25 mortos no total, contando o policial. Ainda não foi explicada a razão da diferença na contagem.

Em discurso durante o sepultamento do inspetor André Frias, o secretário de Polícia Civil, Allan Turnowski, elogiou a ação da polícia no Jacarezinho, e disse que informações do setor de inteligência da corporação identificaram que todos os 27 considerados suspeitos que morreram eram traficantes.

"A inteligência já confirmou todos os mortos como traficantes. 19 com folhas corridas até agora”, disse o secretário. "Não foi em vão, André, não foi em vão", disse, encerrando seu discurso com aplausos.

"Quem conhece um pouquino de operação, o traficante, o criminoso, quando a gente entra na comunidade ele atira para fugir. Ontem [quinta-feira], eles atiravam para guardar posição, para matar. Eles tinham ordem para confrontar, para ficar. Eles não correram. E o que a polícia civil mostrou ontem foi técnica, foi maturidade, foi profissionalismo, de mostrar à sociedade que aquele traficante que invadiu a casa da moradora ele é inimigo de toda a sociedade", disse o secretário.

"Porque ele amanhã pode invadir sua casa na Zona Sul, na Zona Norte, na Zona Oeste. E a última barreira eram vocês ontem e vocês fizeram a missão de vocês. Não foi fácil, mas o fato que a gente está no caminho certo é esse pertencimento aqui, a quantidade de policiais hoje aqui", acrescentou.

Mais de 24 horas após operação, a Polícia Civil não divulgou a identidade dos mortos no Jacarezinho.

Famílias que estavam no IML tentando liberar corpos seguem relatando execuções: a de Jonas do Carmo dos Santos, de 32 anos, confirma que ele tinha passagem, mas afirma que ele tinha saído para comprar pão. A de Rodrigo Paula de Barros, de 31 anos, diz que ele já teve envolvimento com o tráfico, mas afirma que estava afastado há um ano e seis meses procurando emprego. Ainda segundo parentes, foi baleado quando passeava com a cachorra na rua, por volta das seis da manhã.

Dos 27 mortos na ação, três foram denunciados pelo Ministério Público por tráfico de drogas e eram procurados pela polícia. A investigação aponta que eles eram "soldados" do tráfico, atuando como braço armado da organização criminosa no Jacarezinho. Do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário