sexta-feira, 30 de abril de 2021

Saúde de Buíque recebe visita da VI Geres Itinerante

                     Na última terça-feira (27), Buíque recebeu a caravana de técnicos da Geres Itinerante que veio conferir de perto a evolução do sistema municipal de saúde do município. A caravana percorreu vários setores como a Vigilância em Saúde, Atenção à Saúde, Planejamento e Regulação, Mãe Coruja e o Hospital Municipal Maria Deci Macedo Valença. Segundo a secretária de Saúde, Janice Rodrigues, foi um encontro positivo. 

“Foi uma grande satisfação receber os técnicos da caravana Itinerante da VI Geres que todos os anos vem conferir de perto nossos indicadores, as dificuldades que temos para, assim, dar suporte para que possamos melhorar cada vez mais. Por todos os locais que passaram, eles sempre elogiaram a ação do município diante do que encontramos no município e o que ele representa hoje na saúde da região”, ressaltou. 

Janice lembrou ainda que entre as visitas realizadas pela equipe teve a da rede frios, quando puderam conferir as 04 Câmara Frias que o município possui hoje. Segundo ela, antes do prefeito assumir o governo, Buíque perdia vacinas por falta de refrigeração. “Quando chegamos aqui, em 2017, encontramos muitas vacinas perdidas. Trabalhamos muito para equipar a rede. Houve uma melhora em tudo, disse a equipe da Geres. Isso nos enche de orgulho, principalmente pelo trabalho de nossa equipe e o apoio permanente de nosso prefeito Arquimedes”.

 No roteiro da caravana, os técnicos passaram e realizaram vistorias e orientações no Hospital Municipal Maria Deci Macedo Valença, Centro de Testagem para Covid-19, Departamento de Vigilância Sanitária e Vigilância de Endemias aonde atualizaram a versão do Sistema Informatizado do Programa de Controle da Dengue. O Coordenador Regional de Vigilância em Saúde da VI GERES, Sergialyson Brasil, parabenizou a estrutura do Hospital Municipal, um dos mais modernos da região. 

De acordo com a Secretária Adjunta de Saúde, Cristiane Duarte, a equipe da Geres conheceu os instrumentos de planejamento no sistema DigiSUS Gestor Módulo Planejamento, onde o Relatório de Gestao de 2020 já informado no referido sistema, encontra-se em apreciação pelo Conselho Municipal de Saúde local. Também foram traçadas orientações para a realização da Conferência Municipal de Saúde e a elaboração do Plano Municipal de Saúde para os anos de 2022 a 2025. 

Após a passagem da caravana, os técnicos da VI Geres vão preparar um relatório de avaliação e sugestões que deverão ser implementadas na rede municipal de saúde e apresentado a população buiquense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário