sábado, 2 de janeiro de 2021

Buíque: Saúde faz balanço de 2020 em Audiência Pública Virtual

                     A Secretaria de Saúde de Buíque, realizou na última quarta-feira (30), a audiência pública virtual para Prestação de Contas relativa ao primeiro e segundo quadrimestre de 2020, com participação efetiva de usuários e Conselheiros de Saúde. O evento virtual contou com uma média de 50 participantes.

Foi apresentado detalhadamente o montante de recursos recebidos e aplicados, a oferta de produção de serviços públicos na rede assistencial e todos os indicadores financeiros e de saúde nos referidos períodos. 

A despesa com saúde financiada por recursos próprios municipais representou 17,27% da receita de impostos e transferências constitucionais e legais, acima do limite de 15% definido por lei. Este indicador informa, a partir dos dados declarados pelo Gestor municipal, se o município aplicou ou não o percentual mínimo fixado pela LC 141/2012. 

Nos dois quadrimestres, foram realizados 24.596 atendimentos e/ou consultas no Hospital Municipal Maria Deci Macedo Valença. Os atendimentos de urgência chegaram a um total de 4.463 procedimentos nos dois primeiros quadrimestres de 2020. Só com consultas médicas foram realizados 10.605 procedimentos. Inaugurado apenas em junho deste de 2020, o Hospital Municipal MDVA realizou a internação de 54 pessoas, sendo que 22 delas foi devido a Covid-19. 

Na Atenção Básica, nas Unidades Básicas de Saúde os números dos dois relatórios quadrimestrais de 2020 revelam 13.833 atendimentos médicos e 23.869 consultas de enfermagem. Também foram realizados 4.087 atendimentos odontológicos e mais de 48 mil procedimentos pelos técnicos de enfermagem. Outro dado importante é a realização de 26.616 exames nos dois quadrimestres. 

No Centro de Especialidades Médicas, os dois quadrimestres representaram atendimentos que totalizaram 1.439 procedimentos de especialidades com profissionais de ultrassonografia, ortopedia, nutrição, ginecologia, psiquiatra, psicologia, fonoaudiologia e pré-natal de alto risco.  Em relação a vacinação, a Secretaria de Saúde superou as metas definidas pelo Ministério da Saúde na vacinação contra a gripe, alcançando o percentual de 100,60% com 22.942 pessoas vacinadas. 

Para a secretária de Saúde, Janice Rodrigues, o município cumpriu grande parte das metas estabelecidas na Programação Anual de Saúde, e o aumento de atendimentos reflete o investimento que a prefeitura fez na área de forma melhor atender a população. Ela também destacou a construção das unidades de saúde, do novo hospital e a valorização dos profissionais com a implantação da bonificação de insalubridade conforme Lei Municipal, para os profissionais efetivos da área de saúde do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário