terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Arquimedes recebe em Buíque Secretário de Turismo Rodrigo Novaes e diretor da Empetur nesta quarta (06)

              Os atrativos turísticos e culturais de Buíque serão visitados nesta quarta-feira (06), pelo Secretário de Turismo de Pernambuco, Rodrigo Novaes; e pelo Presidente da Empresa Pernambucana de Turismo – Empetur, Antonio Neves Batista. A visita tem por objetivo conhecer de pertos os equipamentos turísticos e a sua utilização como forma de fomentar a economia, sempre prezando pela segurança diante da pandemia. 

Segundo o Secretário de Turismo, Esildo Barros, tanto o secretário da Setur como o presidente da Empetur, serão recebidos pelo prefeito do município Arquimedes Valença (MDB) por volta das 09h na sede da prefeitura de Buíque onde participam de uma videoconferência com o governador Paulo Câmara. Após a reunião virtual sobre projetos para o desenvolvimento do turismo no município, a comitiva segue para várias visitações. 

O primeiro local a ser visitado é a Vila do Catimbau, a onde o grupo visita a Trilha do Chapadão do Parque Nacional do Catimbau, criado em 13 de dezembro de 2002. Além do rico patrimônio cultural, os visitantes poderão conhecer de perto a biodiversidade do Catimbau, monumentos geomorfológicos e sítios arqueológicos do parque. Na sequência, visitam os artesãos Zé Bezerra e Luiz Benício, quando vão conhecer alguns exemplos da criação artísticas dos buiquenses. Logo após participam de uma palestra na Pousada Serra Dourada. 

Dando sequência às visitações, a comitiva volta a cidade de Buíque aonde visitam Museu Eduardo José de Freitas, inaugurado em 26 de maio de 1990, e a Casa da Cultura Lenira Cursino de Freitas, inaugurada em 07 de setembro de 2000. Administrado pela Secretaria de Turismo do município, o local abriga, entre outras peças, os restos mortais de uma mulher encontrada no Parque Nacional do Catimbau e que viveu há 6 mil anos. A outra ossada corresponde a uma preguiça-gigante que viveu entre 8 e 10 mil anos. 

Do museu, a comitiva segue para o recém inaugurado Espaço Municipal das Artes Carlos Henrique Benício. Composto por vários estandes, o local abriga peças de vários artistas e artesãos buiquenses, a exemplo do renomado Luiz Benício. Lá também estão peças de artistas como Quiterinha de Mario, Billy Kid, Dona Carmelita, Edilene Ventura, Lupércio, além de outras peças produzidas através de associações do município. 

De acordo com o Secretário de Turismo, Esildo Barros, o grande objetivo e determinação do prefeito Arquimedes é “fortalecer o parque como impulsionador do desenvolvimento econômico do município, sempre respeitando as leis de preservação, abrindo novas oportunidades para a geração de empregos, fortalecimento do comércio e dos serviços com a atração de mais turistas”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário