terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Pedra: Osório encerra mandato com conquista do Selo Unicef 2020

                   Na manhã desta terça-feira (08), o município da Pedra, Agreste de Pernambuco, conquistou pela terceira vez o certificado do Selo Unicef, Edição 2017-2020. A premiação fecha o mandato do atual prefeito, Osório Filho (PSB), com esse reconhecimento pelo trabalho em defesa da criança e do adolescente. Pedra fez parte do rol de 36 municípios contemplados com o selo pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância. Para o prefeito, uma conquista que precisa ser avançada. 

“Estamos encerrando um ciclo de trabalho e conquistas e essa do Selo Unicef de município certificado nos enche de orgulho por saber que nosso trabalho fez a diferença e beneficiou nossas crianças como foi comprovado pela Unicef. Esperamos que esse trabalho siga em frente, não regrida, que avance, pois só quem tem a ganhar são nossas crianças e adolescentes e o povo da Pedra”, afirmou.

Em julho, o prefeito Osório Filho conquistou o Prêmio Prefeito Amigo da Criança concedido pela Fundação Abrinq pela gestão dos anos de 2017-2020, em mais uma premiação em reconhecimento ao trabalho desenvolvido na defesa dos direitos das crianças pedrenses.

A primeira vez que o município conquistou o Selo Unicef foi na edição 2005-2008, quando a prefeitura era comandada pelo ex-prefeito Francisco Braz que repetiu o feito na edição seguinte (2009-2012) já no seu segundo mandato à frente do comando do município. Francisco é tio do atual prefeito, mantendo no mesmo grupo político a conquista do selo. 

Entre a gestão de Francisco e Osório, quando o município era governador pelo ex-prefeito Zeca Vaz, já falecido, a Pedra não conseguiu conquistar o certificado por não atender as ações previstas pela Unicef direcionadas a melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes.

A conquista do terceiro selo, segundo o prefeito, é resultado de um trabalho intersetorial e democrático realizado de forma eficaz e competente pelas secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde, ofertando políticas públicas direcionadas a infância e adolescência beneficiando desde a criança ao pré-escolar ao jovem de até 17 anos.

Em 04 anos houve redução dos pontos na taxa de distorção idade-série no ensino fundamental, anos iniciais, da rede púbica municipal; Redução na taxa de mortalidade infantil, garantia ao pré-natal, mais bebês com registro de nascimento,  mais adolescentes participando de atividades esportivas e participando de políticas públicas e é claro, mais direitos sendo garantidos para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário