terça-feira, 22 de dezembro de 2020

Estado de São Paulo só terá serviços essenciais durante Natal e Ano Novo

                   O governo de São Paulo anunciou nesta terça-feira (22) que todo o estado terá fortes restrições durante Natal e Ano Novo. Com isso, apenas serviços essenciais poderão funcionar durante as janelas de 25, 26 e 27 de dezembro e 1, 2 e 3 de janeiro.

A região de Presidente Prudente, excepcionalmente, voltará para a fase vermelha para controlar o avanço da doença no local. O ABC Paulista também é monitorado por conta do aumento nas infecções pelo novo coronavírus.

Em coletiva no Instituto Butantan, a secretária de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, Patricia Ellen, afirmou que o governo precisou tomar "esta decisão difícil" para que a situação do estado não volte a piorar.

Com isso, serviços como shoppings, bares e restaurantes, academias de ginástica e qualquer outro tipo de eventos públicos ficam proibidos em todo o estado, incluindo a capital. Estabelecimentos de hospedagem, como hotéis, poderão funcionar.

Sobre as prováveis aglomerações nas praias do litoral paulista neste final do ano, o governo afirma que a responsabilidade é das prefeituras, mas que busca conversar com as municipalidades para manter a "austeridade que o momento pede".

Até segunda-feira (21), o estado registrou 45.136 óbitos e 1.388.043 casos do novo coronavírus - com 1.222.776 pessoas recuperadas. Oficialmente, as taxas de ocupação dos leitos de UTI são de 66,9% na Grande São Paulo e de 61,8% no estado.

O número de pacientes internados é de 10.856, sendo 6.146 em enfermaria e 4.710 em unidades de terapia intensiva. Já no País, foram relatadas mais 549 mortes, chegando ao total de 187.322 óbitos na pandemia, conforme dados do consórcio da imprensa. A média móvel de mortes é de 769, igualando 18 de setembro.

O centro de contigência para a Covid-19 chegou a cogitar em regredir todo o estado para a fase vermelha, mas o entendimento mudou. Com isso, após o dia 3 de janeiro, grande parte de São Paulo retorna à fase amarela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário