terça-feira, 9 de junho de 2020

Setor da saúde retoma atividades nesta quarta-feira


             Por meio de um cronograma que estabelece o retorno da economia em Pernambuco, o Governo do Estado está liberando gradualmente as retomadas das atividades econômicas. Agora é a vez de estabelecimentos da área de saúde. A partir desta quarta-feira (10), estarão autorizadas a funcionar as clínicas e consultórios médicos, odontológicos e veterinários, óticas, clínicas de fisioterapia e de psicologia. Com isso, poderão voltar o funcionamento da rede assistencial a realizar consultas, procedimentos diagnósticos e terapêuticos ambulatoriais, além de cirurgias eletivas. Esses setores cumprirão protocolos específicos com o objetivo de evitar a propagação da Covid-19. Por exemplo, só será possível agendar dois pacientes a cada hora e terá limitação no número de acompanhantes.

Inicialmente, quando o cronograma de convivência com a Covid-19 foi divulgado na semana passada, o setor de clínicas e consultórios de saúde não tinha data para reabrir. No entanto, na última sexta-feira, o governo antecipou algumas fases e divulgou para o dia 10, a retomada do setor. “Essa antecipação foi possível a partir dos dados que os representantes do setor mostraram da estimativa de pessoas que retornariam ao mercado a partir dessa mudança. Eles demonstraram que o volume de pessoas era compatível com o que poderia retornar dentro desta semana”, explicou a secretária-executiva de Desenvolvimento Econômico, Maíra Fischer.

A secretária explicou que todos os setores econômicos vão precisar seguir medidas a partir do protocolo padrão (ver imagem). Além disso, o Governo, juntamente com representantes da saúde, montou outros protocolos específicos para o setor. Entre algumas das medidas específicas estão: uso obrigatório de máscara por pacientes, acompanhantes e profissionais; limitação de um acompanhante por paciente, quando for um caso previsto por lei ou houver necessidade assistencial; agendar, inicialmente, apenas dois pacientes a cada hora; manutenção de 1,5 metro de distância entre as pessoas; colocação de barreira física de proteção entre pacientes e atendentes; e disponibilizar, em locais estratégicos, espaço para higienização das mãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário