segunda-feira, 8 de junho de 2020

Buíque: Secretária revela escândalo com recursos da assistência social no Governo Jonas


             Em uma nota divulgada na tarde desta segunda-feira (08), em resposta postagens plantadas por integrantes do então governo Jonas Camelo, que governou Buíque entre os anos de 2008 a 2016, a secretária de Assistência Social, Teófila Valença, revelou um escândalo que foi auditado pelo Tribunal de Contas do Estado e teve como suspeita superfaturamento em contratos com uma empresa prestadora de serviços. A empresa recebeu pagamentos que somam mais de meio milhão de reais.

Em sua resposta, Teófila destaca que tem pautado suas ações “na linha do respeito, com dignidade nos nossos atos e sem atacar quem quer que seja”. Revela que ao assumir a Secretaria de Assistência Social, “implementou a meta de tornar melhor a vida das pessoas, através da oferta de serviços públicos de qualidade, e desse foco não iremos nos desviar um minuto sequer” e destacou que vem gerindo a pasta de forma responsável e transparente “diferentemente do que havia ocorrendo até o ano de 2016”. Aí é que surge a história que muitos buiquenses não sabiam.

Segundo Teófila, no segundo semestre de 2016, durante o governo do ex-prefeito Jonas Camelos, os técnicos do Tribunal de Contas deflagraram o processo n.º 1607597-3, em razão das graves irregularidades em contratações realizadas entre o Município de Buíque e o INSTITUTO DE ADMINISTRAÇÃO E TECNOLOGIA – ADM & TEC para prestação de serviços inclusive à Secretaria de Assistência Social ao longo dos exercícios de 2012, 2013, 2014 e 2015 feitos com dispensa de licitação.

Segundo o relator do processo no TCE, Conselheiro Marcos Loreto, foi identificado um “forte indício de conluio entre as empresas consultadas no âmbito dos procedimentos das Dispensas de Licitação nºs 004/2013 e 044/2013, com substancial indicativo de superfaturamento dos preços dos serviços contratados”. Entre novembro de 2013 e fevereiro de 2016, a então secretária de Assistência Social do Governo Jonas Camelo, Chirley Viviane Pinto Paes, pagou através da pasta a referida empresa o montante de R$ 666.131,08 como atesta relatório divulgado pela atual Secretária de Assistência Social com base nos dados do Tribunal de Contas do Estado. Abaixo a relação dos pagamentos realizados.

Na nota de esclarecimento, Teófila Valença chegou a pedir licença aos leitores para demonstrar o que foi detectado pelo Tribunal de Contas no final da gestão que a antecedeu. Ela finaliza afirmando que continuará “a trabalhar não só como Secretária, mas com o meu espírito de filha, mãe e avó, no mais irrestrito respeito ao povo, pelo qual nos dedicamos em busca de dias melhores”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário