terça-feira, 26 de maio de 2020

Saúde de Arcoverde deve fazer sanitização e testes do Covid-19 em instituições de idosos


                 O Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE) recomendou que a Secretaria de Saúde de Arcoverde intensifique medidas de sanitização e a realização de testes contra o Covid-19 em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). O objetivo é evitar a disseminação da doença nesses locais. As pessoas idosas configuram um dos grupos mais vulneráveis à transmissão do novo coronavírus. A mesma medida foi recomendada a Secretaria de Saúde do Recife.

As vigilâncias sanitárias dos municípios em questão, por sua vez, devem manter contato telefônico diariamente com todas as ILPIs das cidades, para que assim os órgãos possam tomar conhecimento dos casos suspeitos de Covid-19 e dos óbitos ocorridos nessas localidades, sejam aqueles ocasionados por quaisquer causas. Fiscalizações aleatórias para verificação da veracidade das informações relatadas também poderão ocorrer.

As instituições devem, também, estar atentas ao cumprimento das políticas públicas no tocante às precauções contra o novo coronavírus determinadas pelo Ministério da Saúde, Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco (SES-PE) e de seus municípios, bem como Vigilância Sanitária.

Para mais, caso as autoridades de saúde exijam que um idoso se dirija à uma instituição médica para tratamento (seja ela pública ou particular), o residente deve seguir suas instruções imediatamente. Nesses casos, o transporte público deve ser evitado e o paciente e a equipe acompanhante devem, sempre, usar máscara. Após a transferência para uma instituição de saúde, será necessário limpar e desinfetar completamente a área onde o residente permaneceu.

No Recife, o MPPE tomou conhecimento do registro não somente de casos como também de óbitos em seis dessas instituições, supostamente relacionados ao Covid-19. Em Arcoverde, o MPPE recomendou a testagem do agente causador do novo coronavírus (SARS-Cov-2) neste grupo de pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário