terça-feira, 12 de maio de 2020

Pernambuco chega a 217 leitos exclusivos para Covid-19 no interior


               Pernambuco abriu, em menos de 50 dias, 217 leitos de internação exclusiva dos pacientes com o novo coronavírus no interior do estado. Em pronunciamento transmitido pela internet, nesta terça-feira (12), o governador Paulo Câmara (PSB) disse, ainda, que se reuniu virtualmente com mais de 150 prefeitos para recolher as demandas no enfrentamento da pandemia.

"Tive uma reunião por videoconferência com prefeitos e prefeitas de todas as regiões de Pernambuco e tivemos a oportunidade de ouvir os gestores e compartilhar todas as providências que temos tomado no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, Mostramos que, em menos de 50 dias, conseguimos abrir novos 217 leitos no interior, sendo 139 enfermaria e 78 de Unidades de Terapia Intensiva (UTI)", afirmou.

Os leitos dedicados à Covid-19 no interior ficam em 10 cidades-polo: Palmares, Limoeiro, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, Salgueiro, Araripina e Petrolina.

"Nossa Rede exclusiva para a Covid-19 será ainda reforçada este mês, com a inauguração de três novos hospitais de campanha, nas cidades de Caruaru, Serra Talhada e Petrolina. Cada um deles terá, em média, 100 leitos para receber os pacientes infectados com coronavírus", disse o governador.

Em Caruaru, o novo hospital fica no terreno localizado ao lado do Hospital Mestre Vitalino. Serão instalados 104 leitos, sendo 76 de enfermaria, 26 semi-intensivos e dois de estabilização. A unidade de Serra Talhada, na área do Hospital Governador Eduardo Campos, terá 95 leitos (72 de enfermaria, 22 semi-intensivos e um leito para estabilização).

O Hospital de Campanha Petrolina, no terreno do Hospital Universitário da Univasf, terá capacidade para 102 leitos (74 de enfermaria, 26 de tratamento semi-intensivo e duas vagas para estabilização).

Além disso, segundo o governo, em dois meses, foram abertos 532 novos leitos de UTIs e 616 novos leitos de enfermaria, além de contratados 5 mil profissionais da área de saúde. Atualmente, o estado tem capacidade para fazer sete mil exames semanais de coronavírus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário