domingo, 3 de maio de 2020

Itaíba capacita profissionais de saúde sobre ventilação mecânica para pacientes com o Covid-19


              Pelo menos 23 profissionais de saúde da Prefeitura de Itaíba receberam esta semana um curso de capacitação sobre ventilação mecânica, intubação e todo manejo do paciente com COVID 19. O curso direcionado a médicos, enfermeiros e fisioterapeutas do município foi bancado pela prefeitura e realizado em Garanhuns, atendo principalmente a equipe de saúde do hospital municipal João Vicente.

“Com o avanço da pandemia recebemos da prefeita Regina a determinação de nos preparar para os dias difíceis que se anuncia, torcendo para que isso não aconteça, e além de todas as ações que já vimos desenvolvendo, iniciando também a capacitação de nosso pessoal para as ações mais críticas dessa doença”, afirmou Pedro Teotônio, Secretário de Saúde.

O curso de Manejo de via aérea e ventilação mecânica no COVID-19 abordou temas como o manejo de drogas na intubação traqueal; posição otimizada para laringoscopia; utilização do filtro, SAF e BVM no paciente com COVID-19; ajustes no Ventilador Mecânico para o paciente com COVID-19, pronação nos pacientes com COVID-19, entre outros.

A equipe foi dividida em duas turmas, aonde estavam 11 profissionais de enfermagem, 09 médicos e médicas e 03 fisioterapeutas. O valor da inscrição de cada participante (R$ 550,00) foi bancado pela Prefeitura e o curso foi ministrado no Hospital Perpétuo Socorro, em Garanhuns neste sábado (02).

Itaíba conta hoje com 13 leitos de retaguarda para pacientes com o Covid-19 no Hospital Municipal João Vicente. Além disso, a unidade conta com 02 ventiladores de transporte e a prefeitura já está adquirindo mais dois.


Nenhum comentário:

Postar um comentário