quinta-feira, 28 de maio de 2020

Covid-19 avança pelo interior de Pernambuco


           A pandemia da Covid-19 tem avançado pelo interior de Pernambuco. Dos 184 municípios do estado, mais Fernando de Noronha, 12 não têm casos confirmados dessa doença causada pelo novo coronavírus, de acordo com o boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) na terça-feira (26).

Esse avanço do vírus Sars-Cov-2 pelo interior pernambucano vem sendo constatado desde abril pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). No dia 13 daquele mês, o mapa elaborado pela instituição mostrava registros da doença em 52 cidades do estado, além de Noronha.

No dia 7 de maio, o mapa registrava uma mancha ainda maior no interior de Pernambuco, com o aumento no número de casos sobretudo no Agreste. No penúltimo fim de semana de maio, a Covid-19 se espalhou ainda mais no estado, principalmente no Sertão.

Em Brejo da Madre de Deus, no Agreste pernambucano, têm sido registradas aglomerações na casa lotérica localizada no Centro do município, devido ao saque do auxílio emergencial de R$ 600 concedido pelo governo federal.

A cidade conta com três casos graves da Covid-19, segundo a SES. “[Estou] de quarentena no sítio. Só tô vindo aqui na rua pro essencial, pra comprar alguma coisa. Muito medo”, contou o agricultor Paulo Bernardo.

Em Jataúba, município vizinho a Brejo, cinco pessoas desenvolveram a forma grave da doença. Em Belém do São Francisco, havia pouca gente na rua na manhã desta quarta-feira (27).

Os dados da SES não mostram casos da Covid-19 na cidade, mas o Ministério da Saúde registrou, pelo menos, duas pessoas que testaram positivo para o novo coronavírus nesse município. Do G1PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário