terça-feira, 5 de maio de 2020

Bebê indígena morre de Covid-19 em Floresta


              Com o avanço da Covid-19 para os municípios do interior de Pernambuco, casos mais atípicos começam a aparecer em macrorregiões fora da Região Metropolitana do Recife. Nesta segunda-feira (4), a Secretária de Saúde confirmou o teste positivo de um bebê do sexo feminino, de apenas três de dias de vida, que faleceu de insuficiência respiratória no último sábado (2).

A recém-nascida integrava a comunidade indígena da etnia Pipipã, do município de Floresta, no Sertão de Pernambuco. De acordo com informações da coletiva do Governo de Pernambuco nesta segunda, a criança chegou a receber medicação após passar por consulta em hospital da rede privada, mas seu quadro evoluiu e resultou no óbito. É a vítima mais jovem a morrer pelo novo coronavírus no estado.

De acordo com André Longo, é inevitável que a doença chegue no interior, mesmo que 90% dos casos mais graves ainda estejam no Grande Recife. "Dos 885 leitos abertos exclusivamente para a Covid-19, 146 estão no interior, sendo 32 de UTI. Hoje, a ocupação no interior é de 81%, sendo 95% na UTI e 68% na enfermaria", diz o secretário. Diante da expansão nas macrorregiões, o governo estadual afirma ter um plano para implementar mais leitos no Agreste, no Sertão Central e no Sertão de São Francisco.

"O processo de expansão dos leitos vai ganhar intensidade em maio, com hospitais provisórios que serão montados em Serra Talhada, Caruaru e Petrolina. São cerca de 500 leitos que serão disponibilizados no interior do estado, em três macroregiões", afirmou. A distribuição desses leitos, assim como a quantidade de UTIs, será divulgada em breve.

Nesta segunda-feira, dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital e Maternidade Santa Maria, em Araripina, no Sertão de Pernambuco, para o tratamento de pacientes com o novo coronavírus. A instalação dos novos leitos foi realizada através de uma campanha solidária, promovida há mais de dois anos. O hospital é administrado pela Fundação Irmãs Medianeiras da Paz. Essa unidade poderá atender, por exemplo, a cidade de Petrolina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário