quarta-feira, 22 de abril de 2020

Articulação dos Povos Indígenas faz alerta para casos de Covid-19 no Nordeste


              A Apib (Articulação dos Povos Indígenas) divulgou nesta terça-feira (21) uma nota de alerta para os primeiros casos da Covid-19 em indígenas na região Nordeste.

Segundo a organização, dados da Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena) mostram que há um indígena do povo Tupinambá infectado e outros quatro casos suspeitos no Ceará. Além disso, a morte de um indígena de 76 anos do povo Pitaguary, no município de Maracanaú (CE), é investigada como possível consequência da contaminação pelo coronavírus, o vírus causador da Covid-19.

Em Pernambuco, de acordo com a Apib, um agente de saúde do povo Pankararu, do município de Arcoverde, está com Covid-19. Outro caso confirmado é de um indígena do povo Atikum, do município de Carnaubeira da Penha.

"Os 14 povos indígenas que vivem no Ceará estão distribuídos em 18 municípios de grande vulnerabilidade para contaminação da Covid-19, segundo relatório da Fiocruz e da Fundação Getúlio Vargas", diz a nota da Apib. "Em Pernambuco, os dez povos que vivem no estado estão em alerta máximo e buscam cumprir as recomendações de isolamento social da OMS (Organização Mundial de Saúde)".

A organização pede que o governo federal construa um plano emergencial para os povos indígenas e afirma que há omissão da Funai nas ações "para evitar um novo genocídio".

Nenhum comentário:

Postar um comentário