terça-feira, 10 de março de 2020

São José da Coroa Grande recebe Tenda Literária Cepe


                 O município de São José da Coroa Grande, Zona da Mata Sul do Estado, distante 123 quilômetros do Recife, recebe seu primeiro evento literário nesta semana, entre os dias 12 e 14 de março. A iniciativa é do Circuito Cultural de Pernambuco – realizado pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), com apoio das secretarias de Cultura/Fundarpe, Educação e curadoria da Fundação Gilberto Freyre. Com programação gratuita e voltada para todos os públicos, a Tenda Literária de São José da Coroa Grande será montada na Praça Constantino Gomes, Centro da cidade, levando literatura, cinema, oficinas e atrações artísticas para a população. A prefeitura do município é parceira da iniciativa.

A programação da Tenda Literária de São José da Coroa Grande, que dá início à edição 2020 do Circuito Cultural de Pernambuco, foi detalhada na manhã da quinta-feira (5), em coletiva de imprensa que aconteceu no Engenho Morim, um dos bens históricos do município. Participaram do encontro o presidente da Cepe, Ricardo Leitão; o prefeito Jaziel (Pel) Lages, o secretário municipal de Turismo, Sérgio Aroucha; a secretária municipal de Educação, Rosilda Silva, e a curadora do circuito, Jamille Barbosa.

Ricardo Leitão, destaca o objetivo maior do circuito, estimular o diálogo entre a cultura local e a representada na programação. “Em todo o Brasil, apenas Pernambuco possui uma iniciativa semelhante à do circuito, assegurando eventos literários em todas as regiões do Estado. Esperamos que a Tenda Literária de São José da Coroa Grande obtenha tamanho êxito que ano que vem se transforme em uma feira”, declarou Leitão. Já a curadora do circuito, Jamille Barbosa, destacou o cuidado na montagem das programações, “no sentido de reforçar o diálogo entre literatura e outras expressões artísticas”, pontuou. O prefeito do município, Pel Lages, endossou a importância do evento para a cidade: “É uma oportunidade única de estimular os saberes e a leitura, principalmente entre os jovens”. 

O Circuito Cultural de Pernambuco - que tem como homenageado o escritor João Cabral de Melo Neto, e até dezembro realizará 14 feiras literárias em todo o Estado - presta tributo, em São José da Coroa Grande, à Juliete do Carmo Carvalho, professora, poetisa e autora do hino da cidade. 

A programação da tenda pretende estabelecer o diálogo com os mais diversos públicos, direcionando um olhar especial para os jovens e professores das redes estadual e municipal – que terão participação efetiva no evento e nas oficinas propostas. Alunos farão apresentações culturais nas mais diversas linguagens: dança, música e poesia. 

Entre as oficinas, destaque para a de “Direito Humano à Literatura: a experiência das bibliotecas comunitárias”, que propõe uma conversa a partir da experiência da Releitura - Bibliotecas Comunitárias em Rede, com atuação nas cidades do Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes. “Nosso objetivo é debater e construir coletivamente propostas e ideias de bibliotecas comunitárias, principalmente na perspectiva da política pública, pois defendemos que a literatura é um direito de todos, assim como a educação e saúde”, destaca Yasmin Wink, uma das coordenadoras da articulação em atividade desde 2007 no Estado. Os participantes receberão orientações sobre desenvolvimento, gestão e trabalho em rede.

Quem visitar a tenda poderá participar também da oficina  “Degustação Literária”, proposta pela professora, escritora, cordelista e contadora de histórias Érica Montenegro. A proposta é fazer um mergulho nos mais diversos gêneros literários, permitindo uma experiência afetiva, de resgate pelo gosto da leitura e pela escrita literária.

A tenda ainda contará com sessões de cinema voltadas tanto para o público infantil quanto adulto, com filmes de animação sobre personagens do folclore brasileiro, e documentários sobre nações indígenas de Pernambuco e comunidades do Recife. As crianças serão contempladas também com a participação do mágico Rodrigo Lima, que coloca muitas pitadas de humor para encantar a meninada. O mágico fará duas apresentações no evento. A primeira será às 16h, do dia 12, com show de mágica para toda a família. Num segundo momento, a partir das 18h30 ele vai ministrar a palestra motivacional O poder de um sorriso. A apresentação, voltada para pais e professores, visa transmitir de forma divertida conceitos que podem ajudar a modificar a percepção das pessoas em relação ao trabalho e suas conexões com o outro. Rodrigo Lima falará também sobre como a experiência com crianças transformou sua vida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário