domingo, 13 de outubro de 2019

Inscrições para vestibular do IFPE começam nesta segunda-feira

              Começam, nesta segunda-feira (14), as inscrições para o vestibular 2020.1 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). São ofertadas, ao todo, 4.715 vagas para 62 cursos de níveis médio, técnico e superior em 16 campi no Grande Recife, Zona da Mata, Agreste e Sertão. O edital de seleção está disponível no site da Comissão de Vestibular (www.cvest.ifpe.edu.br). As provas serão aplicadas no dia 15 de dezembro, e o listão dos aprovados está previsto para 9 de janeiro.

A inscrição deve ser feita pela internet até 13 de novembro. Depois de preencher o formulário no site, o candidato deve gerar o boleto para pagamento da taxa, que custa R$ 30 para quem deseja fazer o ensino técnico e R$ 55 para o nível superior. Alunos de baixa renda ou a partir de 50 anos de idade terão direito à isenção. A oferta de vagas cresceu 4% em comparação com o ano passado, quando foram abertas 4.538. “Faz parte da nossa função social ampliar as oportunidades para os jovens e adultos porque somos uma política de desenvolvimento”, comenta a reitora da instituição, Anália Ribeiro.

Entre as novidades deste ano, está a inclusão de seis novos cursos superiores: gastronomia e engenharia ambiental no campus do Cabo de Santo Agostinho; engenharia civil em Afogados da Ingazeira; tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas em Jaboatão; administração e sistemas para internet, em Igarassu. Além disso, o campus Ipojuca contará com técnicos integrados em mecânica e em segurança do trabalho, enquanto Palmares passa a ter o técnico em informática para internet.

Do total de vagas, 60% são destinados ao sistema de cotas para candidatos egressos de escolas públicas. Dessas, uma parte é distribuída entre alunos com renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo. Também há reserva para autodeclarados negros, pardos ou indígenas, além de pessoas com deficiência.

Uma mudança diz respeito aos candidatos que se inscreveram para as cotas. Aqueles que não conseguirem comprovar que atendem aos critérios estabelecidos, mas apresentarem nota suficiente para aprovação, poderão ser classificados na ampla concorrência. Além disso, 25% das vagas da livre concorrência são reservadas para filhos de agricultores ou moradores da zona rural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário