segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Buíque: Arquimedes, Dom José e parceiros inauguram o Sistema de Abastecimento de Água Aliança


             Um sonho de décadas para muitos, uma benção dos céus através da ação dos homens para outros, mas precisamente ainda das mulheres, donas de casas, agriculturas, associadas que sempre estiveram à frente. Assim se traduzia a inauguração do Sistema de Abastecimento e Tratamento de Água Aliança, zona rural de Buíque, realizada pelo prefeito Arquimedes Valença, o Arcebispo Dom José Ferreira Sales; o gerente do Instituto Coca Cola, Rodrigo Brito; a diretora da Fundação Avina, Fernanda Ferreira; Presidente da Cáritas Pesqueira, José Aparecido Libório; o Secretário de Desenvolvimento Rural, Dilson Peixoto, entre outras autoridades.

O Sistema Aliança beneficiará 80 famílias em 04 comunidades rurais do município de Buíque (Barrocão, Gravatazinho, Pilãozinho e José Gomes), fruto de uma parceria da Prefeitura, Instituto Coca Cola, Cáritas, Fundação Avina e Governo do Estado e, principalmente, da população que se organizou, mostrou garra dando a largada na implantação desse sistema de abastecimento. A água está sendo bombeada de um poço perfurado pela prefeitura a alguns anos no prédio da antiga escola municipal Vigário João Inácio. Outros cinco sistemas serão construídos, beneficiando ao todo 320 famílias.

“Um projeto que pra muitos é pequeno, mas nós que vivenciamos o dia a dia da estiagem, sabemos a importância de ter água em casa, graças a bacia subterrânea que possuímos e a ação de entidades parceiras, juntamente com a prefeitura. De tamanho tão enorme que representa mais de mil pessoas beneficiadas, numa região seca e que sempre sonhou ter em suas casas água boa para consumo humano. Como bem disse nosso arcebispo, uma verdadeira benção e que precisa de todo o cuidado, principalmente das pessoas beneficiárias”, disse o prefeito Arquimedes Valença.

O Secretário de Desenvolvimento Rural, Dílson Peixoto, aproveitou a inauguração para anunciar a autorização por parte do governador Paulo Câmara para a construção do segundo Sistema de Abastecimento, que será o do sítio Façola, beneficiando outras 123 famílias. Uma obra orçada em R$ 745 mil. Na sequência, serão construídos os sistemas de Sítio Novo e Angélica. De acordo com o Secretário, Buíque servirá de modelo para o Estado implantar sistemas semelhantes em 62 localidades que beneficiarão 13 mil pessoas.

Dom José Ferreira Sales, Rodrigo Brito (Instituto Coca Cola) e Fernanda Ferreira (Fundação Avina), destacaram a parceria dessas entidades com a prefeitura e o governo do estado para a concretização desse projeto, mas fizeram questão de ressaltar a união e a determinação das comunidades, particularmente das mulheres que estiveram sempre à frente. Para o arcebispo, a água chega como uma benção e a determinação de homens e mulheres com um único objetivo de proteger e cuidar da vida das pessoas.

Quem bem sintetizou a importância do Sistema de Abastecimento de Água foi a moradora e líder comunitária do Sítio Gravatazinho, um dos beneficiados com o Sistema Aliança, Graça Alves, ao relatar como era antes da água chegar às torneiras das casas.

“Agente tinha muito dificuldade para pegar água, saindo muitas vezes ao meio-dia, usando burro, carroça. Muitas vezes a água tinha que ser comprada, não dava para todos os dias e ficava essa peregrinação. Graças a Deus, agora temos água tratada na torneira de casa. Tá sendo uma maravilha”, afirmou.

Estiveram também presentes ao evento os vereadores Élson Francisco, Daidson Amorim, Euclides do Catimbau, Peba do Carneiro, Felinho da Serrinha, Creusa Couto, Dão Tavares, André de Toinho e Ernani Neto; além dos secretários Aldy Régis (Agricultura), Marilan Belisário (Educação), Santina Tereza (Mulher), Roberto Modesto (Governo), Mateus Albuquerque (Juventude), Telma Valença (Finanças), Márcia Vera (Meio Ambiente), Esildo Barros (Turismo), Solano Tenório (Planejamento), Lourenço Camelo (Obras). Neilda Pereira, secretária executiva da Cáritas Pesqueira, Felipe Tadeu (Compesa), os padres Antônio e Renato; e Mário Jorge, coordenador de Gabinete da Prefeitura.



Nenhum comentário:

Postar um comentário