domingo, 18 de novembro de 2018

Saúde de Itaíba leva campanha Novembro Azul para comunidade quilombola


          Nesta segunda-feira (19), os moradores da comunidade quilombola do Lagoa do Bento e região, zona rural de Itaíba, vão receber a caravana da Secretaria de Saúde do município com a campanha do “Novembro Azul” de prevenção ao câncer de próstata. O evento, feito em parceria com o Projeto Social Avança Lagoa do Bento acontece a partir das 08h na Unidade Básica de Saúde da Família da comunidade.

Segundo a agente comunitária de saúde da comunidade quilombola, Erilda Leal, estão sendo convidados todos os homens da região para participar do evento que contará com diversos serviços de saúde, além de palestras sobre a campanha do “Novembro Azul”.

Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Com a campanha, segundo o Secretário de Saúde, Pedro Teotônio, “pretende-se alertar também as comunidades rurais para a realização dos exames que podem detectar o câncer de próstata em estágio inicial, pois muitos homens com idade a partir de 45 anos ainda relutam em seguir as recomendações do rastreamento”.

O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens brasileiros, atrás apenas do câncer de pele. Anualmente, o país registra cerca de 68 mil novos casos e 13 mil mortes causadas pelo tumor.  Falta de informação, preconceito e vergonha são algumas das razões que levam o público masculino a deixar de lado procedimentos simples, rápidos, indolores e fundamentais para identificar a doença em estágio inicial. O tratamento para quem identifica precocemente o câncer de próstata chega a índice de cura de até 90%.

PUBLICIDADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário