segunda-feira, 7 de maio de 2018

Arcoverde: Policlínica da Boa Esperança vai fechar atendimento noturno


              Não bastasse a falta de gestão na área da infraestrutura, a saúde dos arcoverdenses que vivem nos bairros mais afastados, particularmente nos bairros da Boa Esperança, Cidade Jardim, JK e agora Residencial Maria de Fátima, pode ficar prejudicada pelo possível fechamento noturno da Policlínica Dr. Paulo Rabello.

A informação não confirmada ainda pela secretaria de Saúde deve-se, principalmente, a falta de profissionais qualificados, particularmente na área de enfermagem, naquela unidade de saúde. Recentemente representantes do Conselho Regional de Enfermagem estiveram na unidade e cobraram a contratação de enfermeiros para preencher o quadro da policlínica.

De acordo com informações da pasta de saúde, hoje apenas uma enfermeira está atuando naquela unidade, realizando o plantão do sábado para o domingo. Os demais dias da semana estão totalmente descobertos no tocante ao atendimento de enfermagem, o que não pode estar ocorrendo. Já o atendimento médico ocorre em horários alternados, de acordo com a demanda da clientela/pacientes presentes a unidade. 

Segundo informações de dentro da Secretaria de Saúde, já a partir desta segunda-feira a Policlínica Dr. Paulo Rabello deverá funcionar somente até as 22h (dez da noite), fechando suas portas até o amanhecer. As mudanças também deverão sobrecarregar os funcionários que lá atuam, já que as escalas de trabalho serão alteradas deixando de ser de 24h. 

A prefeitura alega falta de recursos e ao invés de cortar despesas no custeio da máquina se planeja reduzir os serviços e transformar a unidade em mais um "postão" de saúde, ou na invenção arcoverdense a UPA Dia. Com a medida, quem precisar de atendimento da atenção básica vai ter que se deslocar para o Hospital Regional de Arcoverde, que atualmente prioriza apenas os atendimentos de urgência e emergência. O fechamento vai prejudicar toda a população dos bairros que hoje são atendidos pela unidade.

A Policlínica Dr. Paulo Rabello foi inaugurada no governo do ex-prefeito Zeca Cavalcanti e desde sua criação funcionava em regime de plantão, 24h, com médicos e enfermeiros todos os dias, além dos demais profissionais de saúde, realizando, inclusive, pequenas cirurgias. 

Apesar de anunciar para as próximas semanas a inauguração da UBS da Cidade Jardim, a policlínica é o principal equipamento de atenção básica de uma população de mais de 10 mil pessoas. Vale salientar que a UBS da Cidade Jardim já existe, apenas vai passar a funcionar em um prédio próprio e vai atender, além do referido bairro os mais de 4 mil moradores do Residencial Maria de Fátima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário