terça-feira, 20 de junho de 2017

Vereadores de Arcoverde aprovam urgência para Bolsa Desconto para AESA

        O pedido de regime de urgência feito pela presidente da Câmara Municipal de Arcoverde, vereadora Célia Almeida (PSB), para o projeto que institui o Programa Bolsa Desconto para a Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde – AESA, foi aprovado por unanimidade nesta segunda-feira (19). Ele ainda vai receber o parecer final das comissões de Educação e de Justiça para a votação final, na próxima segunda-feira (26). 

O Programa institui um desconto de 50% nas mensalidades para os estudantes de apenas três cursos: Letras, Geografia e História. Hoje, a mensalidade desses cursos custa R$ 320. Com a bolsa, cai para R$ 160. Segundo a vereadora Célia, os cursos hoje passam por dificuldades devido ao número reduzido de alunos e com a aprovação da Bolsa Desconto a expectativa é de novos alunos procurarem esses cursos.

O Bolsa Desconto terá validade de seis (6) meses, podendo ser prorrogado a cargo da AESA, que ficará responsável pela regularização e funcionamento do programa. Os alunos destes cursos que estiverem no último período não terão direito a bolsa que serão definidas através de um processo seletivo.

De acordo com o projeto aprovado, os deficientes terão prioridades na concessão das bolsas, mas caso sobrem elas serão distribuídas com os demais alunos devidamente matriculados e que cumpram 75% da freqüência nas aulas.  Só terá direito ao desconto os estudantes contemplados que pagarem a mensalidade até o dia previsto de pagamento. Em caso de atraso, o desconto perde a validade.

A contrapartida dos estudantes será desenvolver atividades educativas nas instituições públicas, bem como estágios em órgãos públicos e trabalhos de pesquisas. A boa nova é que os feras que vão se submeter ao vestibular agora no meio do ano já poderão usufruir das bolsas, desde que sejam aprovados e estejam cursando os cursos de Letras, Geografia e História.